23/09/2022 às 00h08min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h08min

​Moradores falam e discutem como é morar no Panamby

Localizado na região do Morumbi no distrito de Vila Andrade, o Panamby é um bairro nobre construído em terreno de uma propriedade rural, a Chácara Tangará, pertencente então à Família Baby Pignatari. A área foi comprada em 1986 pela Lubeca S/A Empreendimentos, atual Panamby Empreendimentos Imobiliários. A empresa visava inicialmente a construção de um hotel e edifícios comerciais no local, mas pela sua localização, se tornou residencial.
É muito arborizado e situado no em torno do Parque Burle Marx, na margem leste da Via Professor Simão Faiguenboim. Majoritariamente residencial, possui luxuosos condomínios privativos, verticais e horizontais. Em seu entorno estão: o Shopping Jardim Sul, grandes supermercados, o Cemitério do Morumbi, a unidade três do Colégio Porto Seguro e a favela de Paraisópolis.
Alguns projetos futuros mostra que receberá uma estação da futura Linha 17-Monotrilho do Metrô de São Paulo, que ligará a o Aeroporto de Congonhas ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo e Linha 4-Amarela do Metrô. Está linha 17 está em obras da Estação CPTM-Morumbi a Congonhas. A continuidade é incerta. Alguns moradores do bairro manifestaram-se contra o projeto, que, por ser um monotrilho, mudaria drasticamente a paisagem do Panamby.

Depoimentos trazem um panorama da região
“Estou a uma assinatura de contrato para me mudar para a região de Panamby. Algum ponto de vista que possa me ajudar? Obrigado desde já”. R.R.

“Moro há 30 anos aqui e nunca fui assaltada, mas tem que tomar cuidado como em qualquer cidade grande. Porém participo de grupos de outros bairros e o bairro da Saúde por exemplo, tem muito mais violência. O problema aqui é o ‘pancandão’ das comunidades e o trânsito. Se conseguir contornar os dois, vai gostar da região! Frequente o Burle Marx, é um privilégio ter ele como quintal!” T.P.F.

“Moro no Panamby e só escuto as pessoas falarem. Passei 2 anos morando na esquina da Av. Giovanni Gronchi com Rua José Ramon Urtiza e nunca vi nem ouvi nada, além das pessoas voltando do baile domingo de manhã. Já há um tempo mais para dentro do Panamby, também nunca presenciei nada parecido com violento.” J.G.G.

“Moro na Rua Nélson Gama próximo ao Panamby e gosto muito da região, eu nunca presenciei nada, mas vejo muitas pessoas dando ‘bobeira’ com celular na mão, vidros de carros abertos. A violência está demais, não só no Morumbi, mas em toda São Paulo. Infelizmente minha prima mora na Vila Mascote e cresceu muito assaltos por lá. Precisamos ter o máximo de cuidado.” K.V.

“Seguro não existe mais nenhum lugar em São Paulo. Coloque na balança os pós e contras do bairro e decida se vale a pena. Os contras são trânsito, assaltos constantes e um monte de comunidade ao redor. Os pós já mencionaram, eu estou praticamente fechando a compra de um apartamento na Vila Andrade, pois nível e metragem de apartamento que encontro lá pelo metro quadrado, não estou encontrando em mais nenhum lugar. São escolhas.” C.R.

“Me mudei por causa da segurança. Já ouvi tiroteio no Shopping Jardim Sul e um assalto no semáforo do Supermercado Dia.  Não fui assaltado, pois não andava a pé e evitava sair tarde de carro por lá.” M.L.M.

“Já morei no Brooklin, moro no Panamby 10 anos, nunca fui assaltada por aqui. Mas no Brooklin já. Insegurança está em todos os lugares. O nosso bairro, está passando por transformações de segurança nos últimos tempos que está sendo muito favorável. Aumentou a infraestrutura com restaurantes e os moradores estão se unindo. Eu gosto muito do bairro. O trânsito dependendo do horário pode ser um agravante.” L.C.V.

“Estou gostando de morar aqui. Faz 6 meses que me mudei pra cá. Não me arrependo. Problemas com segurança temos na cidade inteira. Se encanar com isso, melhor ir morar num sítio no interior.” L.L.

“Moro há 30 anos ao lado do Extra Morumbi. Nessa parte nunca tivemos problema com segurança. Atualmente estamos com ronda na região. Não reclamo do trânsito, pois estou próxima da ponte Morumbi. Não sei como ficará no futuro, com o condomínio ‘Global’. E no terreno onde se encontra o’ Extra’. A ‘Eztec’ lançará em 3 anos outro condomínio.” S.C.V.

“Nós estamos sem segurança em vários bairros, acompanho aqui no ‘facebook’ assaltos em Perdizes, Itaim, Saúde, Moema (a minha filha teve 2 tiroteios na rua dela em Moema), mas adoram falar mal do Morumbi. Moro aqui desde 1993 e adoro o bairro. Precisamos ter cuidado em qualquer bairro hoje”. A.S.

“As pessoas não veem notícias! Talvez eles não saibam que os moradores de Pinheiros estão trancados e com medo de saírem às ruas, de tantos assaltos que estão ocorrendo em plena luz do dia!” E.L.L.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.