09/09/2022 às 00h16min - Atualizada em 09/09/2022 às 00h16min

​Congonhas: iniciativa privada quer dobrar numero de voos e aumentar o barulho

Como já foi anunciado, a gestão do Aeroporto de Congonhas foi repassada para a empresa espanhola ‘Aena’. A concessão prevê melhorias de infraestrutura e várias ampliações. Movimento deve aumentar de 22 milhões para 35 milhões de passageiros ao ano – o que significa mais tráfego aéreo. E discute-se até a reabertura para voos internacionais, um perigo eminente e caos total na segurança, além de aumento de barulho permitido, que já acontece hoje com limites superiores a 55 decibéis, com fiscalização sempre omissa do poder público municipal, estadual e da ANAC-Agencia Nacional de Aviação Civil, DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo e Infraero- Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

Associações protestam
“A previsão é de que o fluxo de aeronaves aumente, sim. Várias associações de moradores estão fazendo reuniões com a Infraero para tentar ao menos reduzir o problema. Mas qualquer um pode apresentar queixa formal. A SAAP-Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, já fez. Seguimos acompanhando, se as janelas das residências terão que ser triplas com cortina acústica para reforçar e diminuir o barulho. Ótimo ter registrado a queixa. Quanto maior o volume de reclamações, todos se fortalecem nas discussões com a Infraero “ E.O.

44 voos comerciais por hora
A concessão por 30 anos prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões no bloco – R$ 3,3 bilhões só em Congonhas, dos quais R$ 2,53 bilhões nos primeiros cinco anos, segundo a ANAC. As obras incluem aumento do pátio de aviões, expansão do terminal de passageiros e novas salas de embarque. Isso deve elevar o número de aeronaves e de viajantes. Em 2019 – portanto antes da pandemia –, Congonhas recebeu cerca de 22 milhões de passageiros. Os números despencaram em 2020 e 2021, durante a pandemia (para 6,8 milhões e 9,4 milhões), mas devem ultrapassar os 35 milhões após a concessão, com uma média de 44 voos comerciais por hora.

Mais barulho durante o dia
Na prática, o que isso significa para os moradores de Moema, Ibirapuera, Vila Mariana, Alto dos Pinheiros, Butantã, Vila Madalena, Santo Amaro, Morumbi, Butantã, entre outros, desde que as rotas foram alteradas aleatoriamente há cinco anos, e todo o barulho aumentou e recaiu sobre seus moradores? Para quem for pegar voos em Congonhas, provavelmente um aeroporto mais bem-estruturado. Para quem trabalha em home office ou em escritórios no bairro, mais barulho durante o dia.

Campanha contra Concessionária ‘Aena’
A Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, Associação Viva Moema, Ass. Viva Paraiso, Ass. De Moradores Vila Nova Conceição, Ass. dos Moradores do Entorno de Congonhas e outras, têm feito reuniões com a Infraero para falar sobre os ruídos aeroviários. Mudanças nas trajetórias de alguns voos aumentaram a quantidade de aviões que sobrevoam nossa região. Apesar da louvável iniciativa de organizar os encontros, até agora não há sinais de que as queixas dos moradores serão atendidas com alterações de planos futuros. Mas uma coisa é certa: segurança, mais barulho e voos internacionais, não estão nas agendas das entidades e provocarão campanhas contra a ‘Aena’ e todos os órgãos públicos.
Como em casos como esse mais pressão é sempre útil, voltamos a recomendar: se estiver incomodado com barulho excessivo de aviões comunique o problema diretamente à Infraero, por meio do link http://www.infraero.gov.br/fcraweb/.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.