08/09/2022 às 23h36min - Atualizada em 08/09/2022 às 23h36min

Aprovada a requalificação do entorno da SABESP no Alto da Boa Vista

O entorno da ETA ABV da SABESP situada em Santo Amaro, é um percurso habitual dos praticantes de caminhada do bairro Alto da Boa Vista. Ela ocupa o equivalente a seis quadras, em uma área significativa do bairro estritamente residencial e de preservação ambiental. Por conta de suas calçadas estreitas e em péssimo estado, os pedestres e esportistas acabam utilizando a faixa de veículos, o que é inadequado e perigoso. Além disso, as ruas Comendador Elias Zarzur e Alberto Hodge, tornaram-se vias de tráfego intenso e alta velocidade dentro do bairro residencial, deixando o problema dos pedestres ainda mais perigoso.

SABABV luta e consegue requalificação da área
Estas questões sempre foram motivo de acidentes e reclamação dos moradores. Pensando em como melhorar a situação, a Associação de Amigos do Bairro Alto da Boa Vista, SABABV, sugeriu, a pedido dos moradores, a requalificação da área através de implantação de redutores de velocidade aliados a estreitamento de via carroçável com pista específica para pedestres e ciclistas e pequenas áreas de lazer/ginástica, como em um parque linear ou jardim de chuva de 1.500m de extensão. O projeto foi ao encontro com o plano da Prefeitura de a cidade mais humanizada, arborizada e que incentiva pedestres e ciclistas e calçadas permeáveis.   Conforme as reuniões iniciais com a Subprefeitura, técnicos do CET e SABESP, o projeto foi de interesse geral e possível, e se faz necessário a compatibilidade com os orgãos públicos.

Proposta aprovada no chamamento público
Assim, a proposta da Associação do Alto da Boa Vista à Subprefeitura de Santo Amaro, SABESP e CET, obteve aprovação. Ela recebeu a posição e sugestões de 143 pessoas em relação ao projeto de 1.500 metros de extensão, que terá impacto no trânsito, meio-ambiente e na saúde de todos de nossa região. O resultado do chamamento público não poderia ter sido melhor: 100% foram a favor da intervenção, sendo que 8% tiveram alguma ressalva, porém, ainda assim, aprovam a ideia. Depois deste resultado serão tabuladas as contribuições para que se avalie sua viabilidade, e o projeto será finalizado com o estabelecimento do cronograma para entrega ainda este ano, considerando que já estão disponíveis na Subprefeitura para este projeto R$ 2.000.000,00 em emenda parlamentar do vereador Felipe Becari.
Assim, logo mais os moradores poderão aproveitar mais uma área verde no bairro, preservada, mais segura, que valoriza e contribui para reduzir o fluxo de veículos na região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.