14/07/2022 às 21h01min - Atualizada em 14/07/2022 às 21h01min

​Crime na Amazônia e o ecossistema

“Enquanto o presidente (Jair Bolsonaro) combate fantasmas, cresce a verdadeira ameaça à soberania da Amazônia: um ‘narcoestado’ paralelo entrelaçado aos crimes ambientais” (OESP 16/06/22)
Acrescentamos: na Amazônia, o narcotráfico se entrelaça com os crimes ambientais. As facções se valem dos carregamentos clandestinos de madeira e manganês, para escoar as drogas, que também estão envolvidas na mineração ilegal de ouro e invasão de terras indígenas. Esses grupos criam empresas, lavam dinheiros e tomam parte no contrabando e no tráfico de armas e drogas, diagnosticou Aiala Couto, um dos coordenadores da pesquisa “Cartografias das Violências na Região Amazônica”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O estudo constata que entre 1980 e 2019, enquanto no Sudeste os homicídios caíram 19%, no Norte aumentam 260%. A dinâmica também se diferencia pela acentuada interiorização: enquanto nos municípios rurais do País a violência cai, na Amazônia cresce. Para não deixar dúvida sobre a imbricação entre crimes ambientais, grilagem e as dinâmicas das facções, nos municípios sob pressão do desmatamento, as taxas de homicídio são bem superiores à da Amazônia legal.
O.Donnini, professor, jornalista e advogado

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.