As calçadas da região são estreitas. Obras para melhorar as condições para os pedestres deveriam ser celebradas. Porém, na região do Beco do Batman, árvores foram concretadas até a raiz. A Prefeitura estuda a retirada da árvore do local, apesar dos protestos da comunidade. Nele constam as dimensões mínimas para os canteiros de árvores. Deve existir área permeável para infiltração de água e aeração do solo. É imprescindível também não cobrir com solo a região do colo que compreende a região de transição da raiz para o tronco.
População relata problemas “A CET está alargando as calçadas de uma via ao lado do Beco do Batman. Para manter o equilíbrio do universo, concretaram bases de árvores.” D.P.F.
“Show de horrores… Vai alagar mais ainda!” R.F.
“Coitada da árvore”. C.N.
“Falta alguma um mínimo de trabalho profissional e de bom senso. Onde está a orientação da Secretaria do Verde?” W.L.
“Compactação do solo só causa mais enchentes neste local.” F.M.
Prefeitura avaliará retirada A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que a obra foi realizada com a intenção de trazer um maior conforto e segurança para os pedestres. Será executado o alargamento de 240 metros lineares com previsão de término para início de abril. A obra de alargamento de calçada não influencia em pontos de alagamento da rua e respeitou a concepção da rede de drenagem existente. O reenquadramento da árvore foi realizado no último dia 15. Ainda assim, as equipes de áreas verdes vão estudar a possibilidade de retirada do arbusto, com plantio compensatório em local adequado.