13/03/2020 às 14h57min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h34min

Região continua sendo ponto para abandono de carros

Após a reportagem “Abandono de carros atrapalha ruas da região”, publicada em 17 de janeiro pelo Grupo 1 de Jornais, sobre essa antiga reivindicação da comunidade, a Subprefeitura do Butantã realizou uma blitz atacando o problema, para que os veículos abandonados sejam retirados e removidos das vias, em uma grande operação. Dezenas de carros já foram recolhidos e outros tiveram seus proprietários intimados. Porém, a região continua sendo um dos pontos visados para o abandono. Carros continuam abandonados Nas ruas de bairros como Butantã e Morumbi, é comum perceber carros abandonados. Distantes do centro, mas com acesso facilitado, são pontos associados à prática. No ano passado, a Subprefeitura da região tomou a iniciativa de tentar solucionar o problema. Porém, as vias locais ainda são um dos principais pontos de desovas de carros da cidade. A Subprefeitura do Butantã precisa intensificar este trabalho e não ficar no esquecimento, pois somente blitzes não resolvem o problema. A população espera uma maior e mais responsável atividade municipal. Em janeiro, a Subprefeitura informou que a ação do poder público visa dar mais segurança ao munícipe, pois estes veículos viram pontos para o uso de drogas e acumulam lixo em seus interiores, consequentemente trazendo doenças. Foram realizadas notificações de cinquenta carros com denúncia de abandono e retirada de mais dez das ruas. A ação de remoção é coordenada pelo departamento de planejamento urbano da Subprefeitura, que mantém uma ampla comunicação com a Polícia Militar, que garante o sucesso da operação e averiguação se o veículo é prova de algum delito. Durante a operação realizada no final de janeiro, a Subprefeitura se posicionou. “Essa conquista demonstra a preocupação do poder público para com a cidade e para com o munícipe, que terá dignidade ao saber que em sua rua não haverá mais um carro abandonado. A Subprefeitura do Butantã intensificará ainda mais a remoção de veículos abandonados, fazendo as notificações, aplicando multas e realizando os recolhimentos”, concluiu Paulo Vitor Sapienza, subprefeito do Butantã. Como auxiliar O munícipe que encontrar um veículo em situação de abandono pode realizar uma denúncia por meio do portal SP 156 ou utilizar a opção de ligar no telefone 156 para fazer a solicitação. Após a denúncia, o processo de apreensão tem início e é dividido em três etapas. O primeiro passo é uma vistoria, o fiscal vai até o local e identifica o veículo com um adesivo, o qual informa o valor da multa e o prazo legal de cinco dias para retirada. Além disso, uma foto é tirada para fins de registro. Burocracia para a remoção Na segunda etapa, assim que o prazo se esgota, o fiscal retorna para averiguar a situação. No caso de o veículo ter saído do local, o processo é encerrado, uma vez que não se caracteriza como abandonado. Já se o veículo continuar parado no local, outra foto é tirada e o proprietário é intimado. Por último, o número da placa do veículo é enviado para a polícia, assim pode-se verificar a sua origem, se o veículo foi roubado, além de identificar possíveis irregularidades. Apenas depois de todos esses procedimentos, o veículo é removido. No caso de carcaças de carros, o veículo é recolhido rapidamente. A apreensão de automóveis inteiros, contudo, depende do envio de guinchos pela Secretária. 1.000 veículos abandonados Cerca de 1.000 veículos abandonados nas ruas da cidade são recolhidos todos os anos pelas Subprefeituras. Uma média de quase quatro carros por dia útil. Mas o número de denúncias no 156 é bem maior do que o total de veículos recolhidos. Além de haver mais de uma denúncia por carro – quando, por exemplo, dois ou mais vizinhos reclamam do mesmo caso – mais de 75% dos veículos notificados são removidos do local pelos proprietários após a notificação de abandono. Multa de R$ 16 mil A questão é de respeito. A via é um espaço público e não pode ser usada como garagem permanente. O abandono de veículos em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa no valor de R$ 16.003,53. Além disso, o responsável que pretenda, depois da remoção, reaver o veículo, deve arcar com os custos de guincho, variáveis conforme o tipo do automóvel e a distância entre o pátio e a Subprefeitura, além de pagar pelo equipamento utilizado para o procedimento e pelo trabalho da equipe. O proprietário também paga pela estadia do veículo no pátio. Decorridos 90 dias da data da remoção sem que o proprietário providencie a retirada, o bem será levado a leilão, a ser realizado pela Subprefeitura competente.


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