13/03/2020 às 14h40min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h34min

Buracos nas vias surgem da noite para o dia e continuam atrapalhando tráfego

São Paulo possui uma das maiores frotas de carros do mundo. Nas vias da capital, segundo dados do Detran, circulam mais de 9 milhões de veículos. O resultado disso, além do trânsito, é a presença constante de buracos e crateras, principalmente em épocas de chuvas. Corredores de ônibus com crateras O Grupo 1 de Jornais costuma receber muitas reclamações sobre buracos. Nesta semana, foram apontados inúmeros com grandes crateras, principalmente nos corredores de ônibus, que foram feitos apressadamente e não tiveram o piso trocado por concreto especial. Nas ruas Cardeal Arcoverde, Teodoro Sampaio, Arthur de Azevedo, Morato Coelho e Avenidas Eusébio Matoso, Francisco Morato, Corifeu de Azevedo Marques, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Marginal de Pinheiros, Adolfo Pinheiro e muitas outras da região oeste, buracos surgem da noite para o dia e o serviço municipal de tapa-buraco não dá conta, além de realizar um péssimo trabalho com ‘lombadas’ e material de segunda linha de asfalto ruim. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informou que os buracos mencionados pela reportagem serão vistoriados no último dia 10. Constatada responsabilidade da administração regional, os reparos serão feitos na próxima semana. “Vale ressaltar que a massa asfáltica não pode ser utilizada em dias de chuva, por questões técnicas, portanto, o cronograma de serviços está sujeito a alterações. Caso seja de responsabilidade de alguma concessionária prestadora de serviços, esta será acionada”, complementaram em nota. Orçamento Segundo informações da Prefeitura, o orçamento disponível na dotação 2340 (Tapa-Buraco), em 2020, é de R$218.072.059,00, o que mostra ser pouco pelo aspecto atual da cidade que se encontra toda esburacada. Em todo o ano de 2019, 187.506 buracos foram tapados na cidade - 7.155 buracos na região de Pinheiros, 11.355 buracos no Butantã, 8.503 na Lapa e 5.663 em Santo Amaro. Corredores de ônibus, problema insolúvel Neste ano, até fevereiro, 22.276 buracos foram tapados em toda cidade. No mesmo período, 573 na região de Pinheiros, 1.702 no Butantã, 419 na Lapa e 844 em Santo Amaro. No período de novembro de 2018 a janeiro de 2019, em comparação ao período de novembro de 2019 a janeiro de 2020, houve a queda de 46% no tempo médio de atendimento do serviço tapa-buraco. Os corredores de ônibus são a “bola da vez”, pois os buracos surgem junto com as guias e sarjetas, acumulando água e resíduos, promovendo acidentes com os desvios dos coletivos em cima de veículos e até de pedestres. Os corredores precisam ser refeitos e não de massa asfáltica, mas de concreto especial alto de longa duração. Verba maior para conservação Em novembro do ano passado, o prefeito Bruno Covas assinou a contratação de operação de crédito no valor de R$ 500 milhões para o financiamento do Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo. A previsão é que os recursos permitam a recuperação de 1,8 milhão de metros quadrados de vias públicas até o fim de 2020. Aguardamos melhoras para este ano, com mais recursos e mais ainda por ser um ano eleitoral, no qual a atual administração precisa mostrar mais serviços e atender melhor a população. A ação integra o Programa de Metas da Prefeitura para o biênio 2019-2020. Ele tem como objetivo o aumento da durabilidade das vias pavimentadas paulistanas, assim como a diminuição gradativa da demanda por manutenção das vias públicas e de ações de tapa-buraco. Tapa-Buracos Em novembro de 2019, a Prefeitura de São Paulo lançou o GeoInfra, uma plataforma de interação que consolidará as informações das redes de infraestrutura na capital paulista promovendo modernidade, aumento de produtividade, segurança operacional e uma gestão eficiente das obras e serviços no espaço de via pública. O sistema já está disponível e foi desenvolvido por um grupo de trabalho formado pela administração municipal – Convias (Secretaria Municipal de Serviços e Obras) e CET – e concessionárias como Comgás, Sabesp, Enel, entre outras. Trata-se do primeiro programa do Brasil que fará a gestão de obras e serviços no espaço de via pública subterrâneo. O sistema totalmente informatizado tornará os processos, que antes demoravam meses e demandavam muita papelada, muito mais dinâmicos e eficientes. O prazo para autorização das obras, por exemplo, será reduzido de 180 para 20 dias. Já a substituição do trâmite realizado por papel para o digital, além de agilizar procedimentos, diminui o impacto ambiental e garante a sustentabilidade do processo. O Município disponibiliza a Central SP156 (telefone, aplicativo e site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br), além de Praças de Atendimento das Subprefeituras para denúncias e solicitações de tapa-buraco.  


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