O bairro do Butantã, está buscando expandir o plantio de árvores em suas ruas como parte de um esforço mais amplo de arborização urbana. Este movimento é incentivado pela Prefeitura de São Paulo através do ‘Plano Municipal de Arborização Urbana’ (PMAU) e programas como o ‘Plantio Global’, que visam aumentar a cobertura arbórea da cidade, melhorar a qualidade do ar, fornecer sombra, e criar habitats para a fauna local. Para facilitar o plantio, os moradores podem solicitar a plantação de árvores em frente às suas residências ou em espaços públicos por meio do Portal 156. Esse planejamento inclui a escolha de espécies apropriadas e locais adequados para evitar conflitos com a infraestrutura urbana existente. Além disso, a participação da comunidade é crucial. O executivo incentiva a organização de grupos de moradores para propor projetos de plantio em praças e áreas livres, em colaboração com a Subprefeitura e o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES).
Projeto de destaque Uma das iniciativas mais abrangentes e interessantes parte do advogado ambiental e líder comunitário Nelson Barth, que conversou com o Grupo 1 de Jornais sobre a importância desse posicionamento. “Apresentamos aos Subprefeitos do Butantã, Sidnei Couto Júnior e da Lapa, Luiz Carlos Smith Pepe, projetos de plantio de árvores com duração prevista de 2024 a 2030. Ambos aprovaram em princípio a ideia, o que resultou em protocolarmos um processo em cada uma das Subprefeituras. O do Butantã recebeu o número SEI 6031.2024/0001777-0 e o da Lapa o número SEI 6044.2024/0003564-8. Os processos já estão devidamente despachados e encaminhados.”
Participação coletiva “Como proposto, a iniciativa é conseguir que as associações, as instituições, os cidadãos, e principalmente o poder público, participem dessa obra de cidadania. Contaremos com o apoio, o suporte e o patrocínio de várias empresas que estão demonstrando interesse em contribuir com o projeto.”
Locais de plantio “A primeira providência de todos os que aceitarem o convite para participar será identificar os locais que podem receber o plantio de uma muda: calçadas, jardins, canteiros, praças, enfim onde os participantes entenderem que cabe a indicação, devidamente documentada, para a escolha da muda adequada para cada um dos locais aprovados.”
Secretaria do Verde “A participação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tem sido decisiva no sucesso dos projetos anteriores que realizamos, com a colaboração de todos. Criaremos um grupo de ‘WhatsApp’ com o nome “PLANTIO CIDADÃO 2024” para que todos possam participar, trocando ideias e informações sobre o projeto.
Principal motivação “Minha ideia vem de uma motivação de décadas: a educação ambiental. Quando a Prefeitura planta, não há envolvimento da população e das instituições civis. Quando as crianças se envolvem, por exemplo, criamos uma cultura ambiental”, concluiu Barth. Email: [email protected]