29/05/2024 às 23h00min - Atualizada em 29/05/2024 às 23h00min

​Festas Juninas

Sueli Pacheco

O mês de junho é aquele mês gostoso e divertido, pois temos as alegres festas juninas.
As escolas, igrejas, clube e comunidades preparavam suas festas com muita animação, com apresentação de danças típicas, quadrilhas, apresentações musicais e as tradicionais barracas das comidas típicas que é quase toda à base de grãos e raízes, que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, pipoca e outras delícias e ainda temos as barracas de brincadeiras, que são as preferidas das crianças. 
Essas festas além de entreter, divertir as pessoas, socializar os alunos e comunidade escolar com as apresentações das danças típicas, tem como objetivo arrecadar fundos para instituições de caridade, para a igreja ou ajudar as escolas para comprar itens que estão faltando ou para investirem em tecnologia.
Antigamente, quando a festa foi introduzida no Brasil era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo do tempo o nome foi alterado para festa junina, devido ao mês de junho quando acontece a festa.
As festas são para comemorar os três grandes Santos homenageados em junho, dia 13 é o dia de Santo Antônio, dia 24 é o dia de São João Batista e dia 29 é o dia de São Pedro.
Vamos aproveitar e comparecer nas festas da nossa igreja, escola ou clube para prestigiar e ao mesmo tempo estar contribuindo para que seja um sucesso.
*Profª. Sueli Pacheco; Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Maketing/MBA; Graduada: Turismo, Geografia e Padagogia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.