18/04/2024 às 21h19min - Atualizada em 18/04/2024 às 21h19min

​Linha 20 do Metrô vai ter desapropriações na região

Moradores da região estão preocupados com o projeto da Linha Rosa 20 do Metrô, que vai impactar nas ruas, áreas verdes e residências, principalmente de alto padrão dos Jardins Europa, Paulista, Paulistano e América. A nova via metroviária terá 31 km entre a Lapa e Santo Andre, com 24 estações, passando por Vila Romana, Gastão Vidigal, Pinheiros (Teodoro Sampaio e Fradique Coutinho), Jardins, Faria Lima, Itaim (Tabapuã e Jesuíno Cardoso), Moema, Indianópolis, São Judas, Cursino e outros. A expansão de metrô sempre significa duas coisas: uma nova facilidade para a cidade, mas um pesadelo para quem mora em volta das obras das estações. Com a Linha 20, não está sendo diferente, e a objeção agora é manifestada pelas comunidades que residem sobre a anunciada linha.
Reunião com a comunidade
Representantes da Cia. do Metrô conversaram com moradores dos Jardins em reunião na última semana, em evento organizado pela entidade Associação de Moradores do Jardins - AME Jardins. “Eles explicaram mais detalhes do projeto, tiraram dúvidas sobre as localizações dos respiradores, e das regiões que serão afetadas pelas obras e por desapropriações. Sabemos da importância do transporte público para a cidade, dos efeitos positivos que gera e apoiamos a implementação da obra. Consideramos fundamental o diálogo aberto entre sociedade civil organizada e Estado para encontrar a melhor solução possível considerando as desapropriações, restrições de tombamentos e impactos no meio ambiente do bairro, estritamente residencial”, ­concluíram.
Poços de ventilação
Algumas notícias falsas, como a abertura de poços de ventilação nas Praças Gastão Vidigal e Morungaba, já foram o bastante para causar furor na população, que argumenta que o bairro irá sofrer com a perda de áreas verdes e de imóveis tombados que ainda existem na região. Entretanto, a Linha Rosa ainda está na sua fase de anteprojeto, com estudos ambientais sendo realizados para determinar o melhor trajeto, e que, incidentalmente, descarta as áreas de praças.
Falta de comunicação
Os residentes afirmam que o Metrô tem falhado em comunicar de maneira clara seus planos para a região, embora a empresa já tenha realizado algumas audiências públicas para esclarecer o projeto. “Todos estão preocupados com as alterações do plano original de atravessar a Avenida Faria Lima com os túneis da Linha 20-Rosa. Estudos ambientais e anteprojetos de arquitetura e engenharia indicaram que o trajeto subterrâneo será desviado para dentro dos Jardins, em direção à Estação Fradique Coutinho da Linha 4- Amarela”, afirmam moradores da região.

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