11/04/2024 às 23h54min - Atualizada em 11/04/2024 às 23h54min

​Com planejamento, Secretaria de Obras garante entregas e o bem-estar dos paulistanos

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) desempenha hoje um papel central em diversas ações da Prefeitura de São Paulo. Desde o início de 2021, recebemos do Prefeito Ricardo Nunes a missão de tirar do papel as grandes obras estruturantes da nossa Cidade, além de colocar em prática importantes programas que garantem o bem-estar dos paulistanos. 
Na área da mobilidade, retomamos obras emblemáticas como o Terminal Itaquera, a ligação viária Pirituba-Lapa, e ainda neste mês será entregue a requalificação da Av. Santo Amaro. Também estamos trabalhando para requalificar cinco corredores de ônibus além de dar andamento nos aguardados BRTs Aricanduva e Radial Leste.
Ainda no campo da mobilidade, a Secretaria está à frente do maior programa de manutenção de pontes, viadutos, passarelas e túneis da história de São Paulo. Noventa e quatro obras já foram entregues, outras 249 estão em andamento. Importante destacar que mais de 1.500 vistorias foram realizadas. 
Para a drenagem, um dos maiores anseios dos paulistanos, os esforços da administração municipal também são expressivos e efetivos. A Cidade conta com sete reservatórios para contenção de cheias em construção, e mais 6 em fase de licitação de obra ou com início de obras próximo. Somam-se a essas ações as canalizações, novas galerias e contenções de margens espalhadas por todo município.
Dentre os equipamentos citados, destaco o reservatório do Córrego Antonico. Ele irá melhorar sobremaneira o sistema de drenagem no entorno do Estádio do Morumbi, combatendo as históricas enchentes que atingem a região. O contrato para execução das obras já foi assinado. As obras serão executadas em áreas públicas, não havendo assim a necessidade de desapropriações.
Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a SIURB executa obras em todas as unidades escolares da rede municipal direta. Essa é uma verdadeira revolução no sistema de ensino que, até o final deste ano, vai contar com mais 45 novas escolas.
Por fim, a partir de um esforço intersecretarial, e seguindo as diretrizes do Prefeito Ricardo Nunes, a SIURB passou a agir para mitigar as áreas de risco, garantindo a segurança da população mais carente. Já está em andamento o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que contempla obras em mais de 100 áreas de risco. Os projetos já começaram a ser entregues a as intervenções serão licitadas em breve. 
Por meio de um planejamento bem estruturado, a SIURB tem conseguido atender as demandas das demais secretarias e, principalmente, dos cidadãos paulistanos. A Secretaria trabalha com transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos para entregar o melhor resultado para os mais de 12 milhões de moradores da Capital. 
Marcos Monteiro é Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.