11/04/2024 às 23h40min - Atualizada em 11/04/2024 às 23h40min

​Paraisópolis-Morumbi reivindica subprefeitura

Desde 2019, um projeto de Lei tramita na Câmara Municipal para a criação da Subprefeitura Paraisópolis-Morumbi. De autoria do vereador Adilson Amadeu (DEM), o PL 01-00835/2019 “Cria a Subprefeitura Paraisópolis/Morumbi e altera os limites territoriais da Subprefeitura de Campo Limpo e dá outras providências”. Segundo o texto, o limite territorial da Subprefeitura “corresponderá à divisão geográfica da Área dos Distritos de Paraisópolis e Morumbi, instituídas pela Lei 11.220/92, com suas respectivas descrições”.

Na Justificativa do PL, é afirmado que “o crescente e histórico desenvolvimento da cidade  causou diversas distorções e contrastes sociais”. E que, assim, seria “necessário que o Poder Público busque alternativas para as situações contratantes atuais e que se antecipe aos demais problemas de maneira a priorizar os anseios da população paulistana”. 

“Diante da magnitude desta cidade, atualmente encontra-se dividida estrategicamente em 32 áreas administrativas, chamadas de subprefeituras, no entanto alterações e ampliações com o passar dos anos devem ser efetuadas. Trata-se de um antigo apelo da sociedade, em especial daqueles que vivem na comunidade de Paraisópolis e consequentemente no bairro do Morumbi, que entendem ser necessário ter sua própria subprefeitura, desvinculando-se da Subprefeitura do Campo Limpo que demonstrou insuficiente para atender as demandas dessa região em especial a comunidade de Paraisópolis diante de suas peculiaridades e necessidades advinda de suas características de ocupação e crescimento”, finaliza o texto.

A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com o Vereador Adilson Amadeu sobre o tema.

Já há perspectiva de debates ou audiências públicas sobre o tema?
Em dezembro de 2019, eu estive em uma reunião de emergência com o poder público, moradores e associações do bairro, após a lamentável tragédia que culminou com a morte de 9 jovens, após uma ação policial de dispersão de um baile funk no local. À época, foi um pedido da comunidade local, que gostaria de ter uma sub para poder discutir melhor e mais de perto sobre os problemas estruturais da região. Desde então, estamos buscando alternativas para viabilizar a proposta, com debates na Câmara e na interlocução junto ao poder público. 

Houve estudos de impacto financeiro?
O projeto será discutido na Comissão de Finanças, que é a comissão determinante para sacramentar se há ou não viabilidade financeira para que o poder Executivo possa executar a proposta.

Há um cronograma para a tramitação do PL?
Não há um cronograma determinado para aprovação de qualquer projeto (exceto aqueles que são encaminhados em caráter de urgência), mas claro que o clamor popular influi no processo de tramitação e andamento de um PL.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.