11/04/2024 às 23h36min - Atualizada em 11/04/2024 às 23h36min

​Comunidades querem tombamento dos Jardins

Iniciativa de entidades, ambientalistas, engenheiros e especialistas é resistência ao avanço da especulação imobiliária sobre os bairros dos Jardins América, Paulista e Europa. Para as incorporadoras, é uma ‘mina de ouro’. Mas, para além do problema dos preços inflacionados, existe outra questão, mais ameaçadora: essas empresas estão prontas para ocupar qualquer espaço, onde um prédio possa subir. Incluindo locais ‘tombados’, como os  Jardins, são relevantes e zeladores da qualidade de vida da cidade, que existe desde 1985, realizado pelo CONDEPHAAT-Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Carlos Bocuhy e Heitor Marzagão Tommasini, afirmam através do site do PROAM-Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, que a iniciativa contra o tombamento é deliberada. “O objetivo da Revisão é alterar as diretrizes originais que disciplinam a manutenção e recomposição da massa arbórea; as diretrizes de remembramento e desmembramento de lotes, além da alteração de diretrizes que autorizaria prédios de três pavimentos, em algumas situações de até 15 metros, além de condomínios residenciais, tudo contrariando o tombamento original e descaracterizando o bem tombado.”

PROAM
Capitaneadas também pelo PROAM-Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, dezenas de entidades e ambientalistas se organizaram para emitir um manifesto expressando objeção veemente e acintosa contra a iniciativa das incorporadoras. Entre outros trechos, destacam-se no texto “(...) a manutenção do tombamento ambiental original dos Bairros Jardins em São Paulo e integral preservação do modelo urbanístico histórico do Bairro-Jardim(...)” reconhecendo que “(...) o TOMBAMENTO dos Bairros Jardins representa bem cultural no sentido amplo no conceito de ambiente e do entorno pela junção harmoniosa do conjunto integrado(...)ressaltando-se que os relevantes serviços ambientais e ao microclima urbano de outrora se tornaram ainda mais significativos diante dos riscos das mudanças climáticas(...)”.

Manifesto
Assinam o presente manifesto entre outras entidades, ambientalistas, engenheiros, políticos, a PROAM; Movimento Defenda São Paulo;  Coletivo de Entidades Ambientalistas do Estado de São Paulo; IDA–Instituto de Desenvolvimento Ambiental; Fórum de Entidades Ambientalistas do Distrito Federal; Coletividade de Moradores e Vizinhança Solidária de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Público dos Bairros Jardins; IPAN -Instituto Panamericano de Sustentabilidade; Sociedade Amigos dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano–SAJEP; Associação dos Moradores e Amigos do Parque Previdência – AMAPAR; Sociedade Amigos da Cidade Jardim, SACJ; Sociedade Amigos do Planalto Paulista – SAPP; Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava; Associação dos Proprietários, Protetores e Usuários de Imóveis Tombados - APPIT; Sociedade Amigos do Itaim Bibi/SAIB; Pró-Pinheiros–São Paulo; Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes -SP.
A Gazeta de Pinheiros continuará acompanhando o caso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.