O Governo do Estado de São Paulo entregou obras de melhorias na Estação Capão Redondo, Linha 5–Lilás do Metrô, que vão garantir mais conforto e acessibilidade a quem circula pelo local. A área de acesso foi ampliada em 63%, o que facilitará o fluxo dos quase 100 mil passageiros que utilizam a estação em dias úteis. Os espaços internos e externos de acesso à estação foram revitalizados. A parte lateral, onde antes era uma escadaria, foi transformada em uma rampa de acessibilidade com ligação direta à área de bloqueios (catracas), facilitando o embarque e desembarque de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O número de bloqueios passou de 11 para 15 unidades. Para melhorar o fluxo de passageiros foi implantado um acesso exclusivo para o terminal de ônibus, com a instalação de um sistema de catracas (torniquetes) na parte externa da estação. Ainda como parte da adequação, houve um reposicionamento das máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes. Desde setembro do ano passado, com a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, que fazem conexão com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, a demanda na Linha Lilás subiu de 320 mil para 600 mil pessoas por dia. “As melhorias no acesso à estação Capão Redondo são de suma importância para os cidadãos da região, que terão maior conforto no embarque e no desembarque, em especial os passageiros com mobilidade reduzida. Além de terem sido concluídas antes do prazo estimado, as obras contaram com investimento exclusivo da iniciativa privada, o que comprova que o Governo de São Paulo está comprometido em oferecer conforto e segurança aos passageiros, com menores custos aos cofres públicos”, disse o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Comunicação visual O projeto de readequação, feito pela concessionária ViaMobilidade, renovou também o layout na sinalização direcional. A ViaMobilidade é a responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás. As placas contam com uma linguagem mais clara e objetiva, além de seguir o padrão de cor das novas estações da linha, oferecendo assim, uma orientação mais intuitiva. O objetivo é oferecer mais comodidade e facilidade aos passageiros. “As melhorias na Estação Capão Redondo vão proporcionar maior fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de grande movimentação. A nova configuração do acesso vai oferecer mais conforto aos nossos passageiros, principalmente quem tiver dificuldade de locomoção, que passa a contar com uma rampa de acesso à estação. Temos trabalhado diariamente para promover bem-estar, conforto e segurança aos passageiros”, explica o Diretor-presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini. Linha 5-Lilás Com integração à malha ferroviária e aos terminais de ônibus, a Linha 5-Lilás funciona como um dos principais corredores de transporte coletivo na zona sul da cidade, ligando bairros populosos com o centro expandido de forma rápida e eficiente. Além disso, passa por áreas movimentadas, com complexos hospitalares, centros empresariais e polos comerciais. Em 4 de agosto de 2018, a Linha passou a ser operada pela ViaMobilidade, por meio de contrato de concessão de 20 anos. Na época o trecho operacional era compreendido por 10 estações de Capão Redondo a Moema e 16 trens em circulação. A Linha transportava 320 mil passageiros por dia útil. Atualmente são transportados quase 600 mil passageiros por dia útil nas suas 17 estações, acréscimo de 90% em relação a 2018, quando a concessionária assumiu. Para atender essa demanda, atualmente estão em circulação 24 trens da frota P, fabricados em 2009. "A ViaMobilidade investe na capacitação contínua dos seus colaboradores, em melhorias na operação, manutenção e conservação da linha e no atendimento de qualidade, oferecendo transporte ambientalmente sustentável e de alto desempenho. E trabalha diariamente para levar conforto, agilidade e segurança aos passageiros", afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade. Histórico A Linha 5-Lilás foi construída em fases, com início em 1998 pela CPTM e aberta para a operação pelo Metrô em outubro de 2002, com 8,4 km, um pátio de manutenção e estacionamento (Pátio Capão Redondo) e seis estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Oito trens da Frota F atendiam a este trecho. A segunda fase teve o início de sua construção em 2009 com a estação Adolfo Pinheiro, inaugurada 2014. Em 2017 foram abertas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Em 2018 foram inauguradas as estações Eucaliptos (março) e Moema (abril) e AACD-Servidor. Em abril de 2019, a última estação da linha a ser inaugurada foi a Campo Belo.