29/03/2024 às 00h38min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h38min

​Hidrojatos reduzem tempo de alagamento em mais de 3 horas

O escoamento da água depois das fortes tempestades na cidade de São Paulo ganhou velocidade depois que a Prefeitura aumentou de 24 para 60 o número de caminhões que fazem hidrojateamento, uma das teconologias mais avançadas no combate a enchentes, capaz de desobstruir bueiros e bocas de lobo com maior rapidez ao utilizar jatos de água com alta velocidade e pressão para remover a sujeira levada pela chuva. Parte da frota fica em operação durante 24 horas. 
Os caminhões trabalham de duas formas: preventivamente, com as equipes fazendo a limpeza e desobstrução das vias utilizando esses veículos, que se somam ao trabalho manual diariamente; e com os alagamentos ativos nos dias de chuva. 
As equipes são direcionadas para os pontos de alagamento com base nas informações que a Prefeitura recebe do Sistema Urano, um módulo de gestão que usa a inteligência artificial para depuração dos dados capturados por sensores instalados nas ruas, estações meteorológicas exclusivas para zeladoria, além da inteligência artificial. O Urano abre ordens de serviço de emergência, que direcionam o hidrojato para fazer a desobstrução de bueiros e bocas de lobo. 

Urano
Desde janeiro de 2022, o Sistema Urano, que é agregado ao Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ), reduz os danos das enchentes. O Urano abrange toda a rede hidrográfica de São Paulo, incluindo os piscinões e túneis, além de monitorar as estações de bombeamento (pôlderes).   O Urano permite a redução dos efeitos provocados pelas tempestades, diminuindo o tempo de resposta nos alagamentos. A integração entre o Urano e a zeladoria impactam positivamente o cotidiano da cidade, com a melhora na mobilidade urbana, menos acidentes e maior fluidez do tráfego em dias de chuva e vento fortes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.