29/03/2024 às 00h36min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h36min

​Polêmica continua sobre os ‘Piscinões do Morumbi”

Piscinão 2 do Morumbi ficará entre a Rua Corgie Assad Abdalla e Av. Giovanni Gronchi. Protestos marcam a retirada de árvores da Praça Roberto Gomes Pedrosa

A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais teve acesso a um estudo que aponta a localização dos ‘Piscinões do Morumbi’. No terreno em que hoje se encontram uma base da Polícia Militar e o CONSEG-Conselho de Segurança do Morumbi, serão feitas obras para a construção do “Reservatório 2”. O primeiro será construído  atrás da sede social do São Paulo F.C., ao lado do Colégio Porto Seguro. O suposto “vertedouro”, sem nenhum efeito prático nas inundações na frente do estádio, é motivo de crítica e estudos mais detalhados. A diretoria do São Paulo F.C., maior prejudicado,  faz “vista grossa” e se nega a comentar o assunto, por motivos políticos, pois está ‘negociando’ junto ao Governo Estadual obras dentro da área de modernização do estádio. O piscinão 1 atrás da sede social do clube já está em obras e deve resolver os problemas de inundaçóes no local.

Dezenas de árvores cortadas
A Praça Roberto Gomes Pedrosa será usada como local de “vertedouro”, e apesar das manifestações em contrário da comunidade, terá, de princípio, todas as suas árvores cinquentenárias cortadas para as obras. Sobre este polêmico assunto, no último dia 27 de março, com iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, houve uma ‘Assembléia” aberta na Câmara Municipal, onde a SIURB-Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras apresentou o projeto completo da bacia do córrego Antonico e das obras no entorno do Estádio do Morumbi. Ela teva a participação de especialistas em SBN- Soluções Baseadas na Natureza.

Reservatório 2 
Estudo aponta que o local, entre as vias Corgie Assad Abdalla e Av. Giovanni Gronchi, foi indicado para o processo como ponto para receber o piscinão. De acordo com a SIURB, a base da Polícia Militar e do Conseg que estão no local serão devolvidas à população após a finalização do projeto. 
Já a Praça Roberto Gomes Pedrosa deverá receber as obras para a implementação do “vertedouro” do piscinão. Com isso, a vegetação que se encontra no local deverá ser removida, com o devido processo de licenciamento. 

Comunidade protesta
A comunidade local, porém, luta pela manutenção da arborização da Praça Roberto Gomes Pedrosa. Um panfleto foi produzido para solicitar maiores explicações sobre o projeto:
“Você sabia que a tradicional e tão conhecida Praça Roberto Gomes Pedrosa será destruída, juntamente com outras duas áreas verdes, para a construção de dois enormes e questionáveis piscinões, um deles exatamente no centro do bairro do Morumbi? Com os piscinões também teremos mais riscos sanitários, piorando a qualidade de vida de quem mora na região. Além disso, este projeto não foi apresentado nem avaliado pela população. Não é de conhecimento público. Nós, moradores, exigimos explicações claras e técnicas dos responsáveis! O Morumbi é nosso! Junte-se a nós! Contato: [email protected]
Obras e retirada de todas as árvores cinquentenárias
A Secretaria ainda informa que, finalizadas as obras na rotatória, o espaço deverá receber um projeto paisagístico. Ainda não houve, porém, sinalização sobre o que será implementado no local. 

SIURB 
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) esclarece que não há mudança no local de implantação do piscinão. A obra foi licitada para ser executada no terreno marcado como número 2 no estudo encaminhado, entre a Rua Corgie Assad Abdalla e Av. Giovanni Gronchi. Na Praça Roberto Gomes Pedrosa será construído o sistema de entrada e saída de água do piscinão. 
Conforme o próprio estudo apontou, a área foi escolhida por ser maior e por contar com menos cobertura vegetal em relação ao terreno junto da Av. Jorge João Saad. Não há intervenções previstas para o terreno marcado como número 1. 
“As obras da SIURB serão executadas somente no terreno entre a Rua Corgie Assad Abdalla e Av. Giovanni Gronchi (reservatório), e na rotatória que existe na região (vertedouro para entrada e saída de água). Após as obras, serão construídas lajes sobre o piscinão e também sobre o vertedouro (rotatória). Na laje do piscinão serão reimplantados os mesmos equipamentos públicos que existem hoje no local, o vertedouro (rotatória) receberá projeto paisagístico”, informam.
O projeto da SIURB para a rotatória em questão já foi finalizado e consta no processo referente às obras de drenagem do Córrego Antonico. No local, serão plantadas espécies de árvores como Carobinha, Uvaia e Ipê-Amarelo. E todas as árvores cinquentenárias saudáveis serão canibalizadas, o que registra o protesto da comunidade e da “Rede Ambiental Butantã (RAB), que recentemente realizou protesto para milhares de pessoas na Praça Vinicius de Morais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.