21/03/2024 às 21h55min - Atualizada em 21/03/2024 às 21h55min

​Cannabis e o tratamento da insônia

Distúrbio atinge 73 milhões de brasileiros; canabidiol (CBD) mostrou resultados satisfatórios no tratamento

Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. O mesmo estudo destaca que aproximadamente 73 milhões de pessoas enfrentam diariamente os efeitos da insônia no Brasil. Com inúmeros tratamentos à disposição, um dos mais eficazes tem substancias à base de cannabis como agente, tratando a insônia por meio da interação do sistema endocanabinoide (SEC).
Neste caso, a indução ao sono pode ocorrer por meio do aumento dos níveis de canabidiol (CBD), substância encontrada na cannabis, no organismo, promovendo o relaxamento e reduzindo a ansiedade, facilitando a transição para o sono. Outro ponto é a redução da latência do sono, que reduz o tempo que o indivíduo leva para adormecer e beneficia aqueles que têm dificuldade para dormir rapidamente.
Segundo o médico especialista em cannabis medicinal, Daumiro Tanure, Coordenador do Pronto Atendimento Espaço Saúde da Santa Casa de Curitiba, Membro da SBEC - Sociedade Brasileira do Estudo da Cannabis Sativa e médico do Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide Anna, o canabidiol também contribui diretamente para o aumento do tempo de duração do sono.

3º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal 
Especialistas internacionais e nacionais se reúnem em São Paulo para aprofundar debates e pesquisas sobre o uso para o tratamento em diversas especialidades
Os avanços, pesquisas e polêmicas científicas quanto a eventuais benefícios do tratamento com cannabis medicinal para um espectro amplo de doenças foram incontáveis e importantes em anos recentes.
Debater os prós e contras do uso de canabinoides, aprofundar estudos, somar evidências são desafios para este 2024, cabendo à classe médica papel relevante, inclusive explorando as potencialidades nas diversas especialidades.
Com tal intuito, a cidade de São Paulo receberá a 3ª edição do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM), de 23 a 25 de maio, no Expo Center Norte. Haverá mais de 24 horas de conteúdo em apresentações de 100 professores reconhecidos como referências em cannabis medicinal no território nacional e no exterior.
A autora do PL, senadora Mara Gabrilli, afirma que a ideia é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorize o cultivo, fiscalize e registre os medicamentos produzidos com a planta.
Serviço: 3º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM; Local, Expo Center Norte; Data, 23, 24 e 25 de maio de 2024; Horário, das 9h às 19h30; Informações detalhadas em; https://congressocannabis.com.br/; www.medicalcannabisfair.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.