A SPOBRAS, responsável pelo mobiliário urbano da cidade, fez um aditivo, em maio, ao contrato de concessão da empresa Ótima para que as 43 estações embarque com modelo Barbosa-Corbucci sejam modernizados e também recebam manutenção. A Ótima poderá comercializar publicidade nesses locais. Desde 2012, a empresa é responsável por 19 mil paradas com abrigos e totens. O valor estimado do retrofit é de R$ 12 milhões. Os trabalhos serão iniciados no próximo dia 21, na Av. Brigadeiro Luís Antônio onde existem quatro paradas. De acordo com o site da empresa, a Otima é uma plataforma de mídia out-of-home que nasceu com a missão de promover uma verdadeira transformação na paisagem urbana da capital e também com o objetivo de devolver às pessoas o protagonismo da cidade. Criada em 2013 na cidade de São Paulo, foi uma das empresas responsáveis pela transformação da paisagem urbana da cidade de São Paulo, em um dos mais modernos projetos de mobiliário urbano do mundo, pensados e planejados pelo designer Guto Índio da Costa. Além do segmento de mídia OOH, a Otima também inova fora dele. São diversos produtos e serviços pensados e desenvolvidos para o bem-estar da população nos centros urbanos, como o wifi gratuito em pontos de ônibus de São Paulo e o aplicativo de mobilidade urbana Leve-me. Assim, a Otima colabora com a informação e o conforto daqueles que circulam e vivem a cidade, dando um novo ressignificado ao momento de espera dos cidadãos e promovendo um ambiente mais conectado e colaborativo, que vai ao encontro do nosso conceito de Interativicidade, ou seja, uma integração entre marcas, pessoas e cidades. Desembarque O Governador João Doria sancionou medida aprovada na Assembleia Legislativa que pode permitir o desembarque de mulheres, idosos e pessoas com deficiência fora do ponto de ônibus. Em uma época em que a segurança é preocupação constante, um trajeto pode influenciar na chegada em casa a pé, sem sofrer sustos. À noite, de acordo com o projeto, mulheres, idosos e pessoas com deficiência que têm medo de serem assaltadas ao desembarcarem tarde da noite de um ônibus, podem ter a esperança de que isso está com os dias contados. Assim, foi aprovada na Alesp uma lei que permite o desembarque em lugares diferentes dos pontos tradicionais, de acordo com a assessoria da casa. Esse público específico poderá desembarcar, entre as 22h e 5h, em locais que não são os pontos de parada regulares. O projeto de lei 240/2019 vale para os transportes metropolitanos de baixa e média capacidade nas Regiões Metropolitanas do Estado.Medida similar já está em vigor na cidade de São Paulo. A lei não traz despesa adicional aos cofres públicos, pois a parada deve obedecer ao trajeto regular das linhas e os transportes intermunicipais não desviarão de suas rotas, mas simplesmente desembarcarão as pessoas e seus acompanhantes no local determinado e avisado anteriormente por elas (exceto locais em que é proibido estacionar), sob pena de multa para o não-cumprimento.