08/02/2024 às 23h30min - Atualizada em 08/02/2024 às 23h30min

​Moradores continuam campanha pela criação da Subprefeitura do Morumbi

Reivindicação antiga na região, a criação da Subprefeitura do Morumbi viria para atender uma população crescente, que se divide entre as regionais do Butantã e de Campo Limpo, que não conseguem atender as demandas do moradores da região. 

Abaixo-assinado
Um documento no ar desde 2020 solicita a criação da Subprefeitura. “Assine e compartilhe. Vamos lutar por um Morumbi e uma Vila Sônia melhor. Nós merecemos. Caros amigos, vizinhos e comerciantes da região. Estamos solicitando a sua assinatura e compartilhamento, para que possamos ter uma administração para a nossa região, uma Subprefeitura dedicada às nossas causas. A saber que, Morumbi e Vila Sônia são distritos com respectivamente 17 e 44 bairros e Vila Andrade, um bairro pertencente fisicamente ao Morumbi, mas com a administração da Subprefeitura do Campo Limpo. Contamos com a colaboração de todos no que tange assinar e compartilhar.”
É possível acessar o documento em https://www.change.org/p/futuro-prefeito-de-s%C3%A3o-paulo-nova-subprefeitura-morumbi-vila-andrade-vila-s%C3%B4nia-e-morumbi
O Morumbi News – Grupo 1 de Jornais conversou com Deborá Espasiani, responsável pelo 'Canal Deborá Histórica', e Luiz Castro, morador da região, sobre o tema. 
Morumbi News - Por que é importante a criação da Subprefeitura do Morumbi?
Deborá Espasiani - "É a Subprefeitura do Morumbi-Vila Sônia que são dois distritos administrados pela Subprefeitura do Butantã e do Campo Limpo. A criação de uma nova regional deverá administrar recursos de forma mais precisa e eficaz, podendo trazer à população deste dois distritos, mais segurança, limpeza, iluminação, conservação, cultura, saúde, urbanismo, lazer e conforto, e que é o que nos faz falta".
Desde 2020, Luiz Castro, autor do abaixo-assinado que está circulando. "Acreditamos que é o melhor cenário para a prosperidade de nossos bairros, comerciantes e moradores de todas as classes, gêneros e condições sociais, pois diminuirá o campo de atuação das subprefeituras que hoje administram regiões com população de 160.000 a 600.000 habitantes, sendo alguns casos de 400 habitantes por km2, a 16.000 habitantes por km2 (fonte site Prefeitura em 2020). Vamos atualizar de acordo com o nosso planejamento, ou seja, crescemos e não ajustamos a administração pública".
Luiz Castro - "Aqui entra uma das questões mais importantes. A cidade como um todo cresceu, assim como sua população e arrecadação, mas a infraestrutura de atendimento à população esta defasada. Veja a ausencia de participação pública no cotidiano dos paulistanos, e pior, os mesmos problemas de anos se repetem".
Morumbi News - Como a população está se organizando para fazer a solicitação? Quais os próximos passos?
Deborá Espasiani - "Apesar de este abaixo-assinado ter iniciado em março de 2020, estamos dando continuidade, para que possamos obter êxito e, ainda está sendo divulgada a todo vapor nas redes sociais, pessoalmente e pelo Morumbi News (Grupo 1 de Jornais). Os próximos passos, enquanto coletamos as assinaturas, é propor um orçamento, onde a verba do Butantã seja dividida em cinco partes e passar 2/5 para a Subprefeitura do Morumbi, a mesma coisa da Subprefeitura do Campo Limpo".
Luiz Castro - "Eu crio movimentos de cura coletiva, o movimento CURA SP, nisso busco apoios e pleiteio no momento certo, a pauta para viabilidade junto os canais pertinentes".
Morumbi News - Já houve algum contato com o Executivo e Legislativo. Existe alguma previsão?
Deborá Espasiani - "Estamos trabalhando neste assunto, o qual será completamente anunciado e com transparência. Para saber mais sobre a evolução deste projeto, os membros do Facebook Amigos da Vila Sônia; no Youtube Programa Deborá Histórica e no Instagram @deborahistorica".
Luiz Castro - "A cidade cresceu. Novas famílias se formaram, novas construções apareceram, novos comerciantes, serviços, quantidade de veículos, insegurança e demanda de problemas, entre tantos outros aspectos, mas a administração pública não ganhou reforços na mesma proporção. O Plano Diretor passou por uma revisão justamente para ajustar novos padrões da cidade que evoluiu. Nisso também sustenta a necessidade de reorganizar e criar novos polos administrativos da cidade, ou seja, a Prefeitura local, um nova Subprefeitura”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.