19/01/2024 às 00h13min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h13min

​Avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques sem canteiros verdes. Ambientalistas protestam

Os Canteiros verdes promovem a conectividade de áreas vegetadas, proporcionando inúmeros benefícios, como aumento e proteção da biodiversidade, mitigação do efeito conhecido como ilha de calor urbano, aumento da permeabilidade do solo e melhoria da drenagem urbana, dentre outros. Porém, mesmo após solicitação, iniciativa não está sendo implantada nas Avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques, com protesto de ambientalistas e da comunidade.

Depoimentos explicam o caso
“Como vocês sabem a Secretaria das Subprefeituras está realizando pela segunda vez as calçadas da Vital Brasil e região pelo ‘Programa Emergencial de Calçadas’. Acontece que já no começo, quando estavam na calçada direita da Av. Corifeu de Azevedo Marques, fizemos  pedido para implantarem canteiros verdes em toda a região, mas isto foi ignorado. Vejam os defeitos de construção que não vem observando que os tubos d’água pluvial que deveriam descarregar nas sarjetas e não sobre as calçadas. Além disso eles não vem observando a limitação no rebaixamento de guias pela legislação”. Elio Jovart Bueno de Camargo
“A Secretaria das Subprefeituras está refazendo as calçadas do PEC. Os fatos são: 1) Estão fazendo sem exigir que o proprietário faça a canalização de água pluvial abaixo da calçada. 2) O rebaixamento da calçada não está limitando a medida de 50% da frente de cada propriedade. 3) Deveriam ter feito os canteiros verdes ao longo da avenida. 4) A SPTrans alterou os pontos (Vital e Corifeu), quando deveria ter revisto as localizações dos mesmos, que foi acertado desde 2015, que deveriam ser deslocados para as esquinas, junto da faixa de pedestres”, concluem.

Respostas da Subprefeitura
Questionada, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informa que o contrato em questão não prevê a execução de canteiros verdes no local, pois dificultaria a locomoção de pessoas com deficiência (PCD). “A respeito dos tubos de água, os mesmos estão sendo substituídos e concretados sob a nova calçada. Sobre o rebaixamento de guias, nos imóveis residenciais elas podem ser rebaixadas na totalidade da fachada”, informam.

População responde
“Os canteiros verdes são previstos conforme a legislação e pode ser implantado nas áreas de serviço de qualquer calçada, tal como já está em uma área da própria Av. Vital Brasil e poderia ter sido feita em outros locais não usados como acesso. Apesar de pedido do CADES Butantã para isso, a SMSUB alega no fim que isso dificultaria a movimentação de PCD. Se isso dificultasse não seria aprovado pela própria legislação, pois os 1,2 mts. do passeio estão sempre assegurados. Com referência aos tubos d’água pluvial eles precisam ser embutidos sob a calçada, conforme o Decreto 57.776/17 item 3.J do anexo I. Todas essas exigências foram ignoradas pela SMSUB e agora depois de tudo pronto dizem que irão consertar, mas duvidamos! Eles deverão ser responsabilizados por não seguirem a própria legislação e devemos fazer isso junto ao Ministério Público”, concluem

Corredores Verdes
A ideia inicial da iniciativa que foi implementada na região seria de ligar (corredor ecológico de ligação) a área verde da USP ao Parque da Previdência, passando por áreas verdes existentes. “Acho que a sociedade estava pronta e apoiou a iniciativa, participando ativamente, como plantio de arbustivas polinizadoras para abelhas nativas, borboletas, e insetos; plantio de forrageiras, comedouros para pássaros, comunicação com plaquinhas com o nome das árvores, pinturas de calçadas, etc. Depois virão as melhorias ao longo do corredor, em relação à mobilidade e segurança viária (faixas de travessia, canteiro central fechado com arbustivas evitando travessias inadequadas em meio de quadra”, explicou um dos responsáveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.