18/01/2024 às 23h51min - Atualizada em 18/01/2024 às 23h51min

​Continua a luta pelo Jardim Alfomares no Alto da Boa Vista-Santo Amaro

Uma construtora pretende fazer o desmatamento em uma área de mais de 60 mil m² para construir um condomínio. Os cidadãos solicitam que o espaço seja transformado no Parque Jardim Alfomares-Alto da Boa Vista, Santo Amaro e entraram com uma ação judicial. A criação deste parque foi incluída no quadro 7 do novo Plano Diretor Estratégico. Reunião onde tema foi abordado já completa um ano e meio.
A Tribuna de Santo Amaro/Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com a Associação de Amigos do Bairro Alto da Boa Vista – SABABV sobre o local.
Grupo1 - Como está a atual situação do Jardim Alfomares?
SABABV - A área está fechada, a mata vai crescendo, os animais que lá habitam e em breve os que lá vem se reproduzir não estão sendo perturbados. Tudo está à espera da formalização da área como um Parque Reserva, para garantir a preservação da flora e da fauna.
G1 - Um novo diálogo com as autoridades foi feito? O que foi debatido?
SABABV - Estamos em contato com as Secretarias responsáveis pela formalização da criação do Parque Reserva para acompanhar a efetivação da mesma.
G1 - A implementação do novo Plano Diretor foi favorável à causa?
SABABV - A criação deste parque foi incluída no quadro 7 do novo Plano Diretor Estratégico, o que cria o arcabouço legal para que a Prefeitura possa negociar a área com os proprietários.
G1 - Há indícios de que o espaço seja preservado?
SABABV - Toda a luta pela preservação da área tem sido baseada na importância que a mesma representa para a cidade e os serviços ambientais que presta: colaborando para recarga de aquífero, permitindo a reprodução de pássaros e outros animais (alguns ameaçados de extinção) e contendo rico acervo de árvores, muitas das quais já raras na cidade.

Mais de um ano e meio depois
As autoridades ratificaram que o momento seria de fazer as contas para viabilizar os cinco parques que dependem de “Transferência do Direito de Construir” a serem negociados com os proprietários das áreas de interesse. O prefeito Nunes reiterou seu apoio.

Local tem biodiversidade grande
De acordo com a população local, “na área do Jardim Alfomares há uma imensa diversidade de árvores, pássaros (várias espécies incluindo arapongas, tucanos, pica-paus, corujas, periquitos, gaviões etc), saguis e saruês, entre outros animais, que agora correm o risco de desaparecer”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.