08/12/2023 às 00h29min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h29min

​Não faltam projetos para melhorar o trânsito da Rodovia Raposo Tavares

O Sistema Castello-Raposo é a principal ligação entre a Capital e o Oeste paulista. Inicia-se no final da Rua Reação, e termina na divisa de estado com o Mato Grosso do Sul. Mas no retorno à capital, a Rodovia SP-270 provoca grandes congestionamentos na chegada ao Butantã, e já teve “várias” promessas de obras e nenhuma realizada. Ela termina no gargalo das ruas Sapetuba, Reação, Martins e Avenidas Alvarenga, Eliseu de Almeida e até na Francisco Morato. Projetos mirabolantes e milionários existem como um “túnel” no seu final, para ligar às marginais ou uma alça de acesso gigante com o mesmo propósito. Mas nada “andou” nas últimas gestões estaduais e municipais e todos foram "engavetados". O Grupo 1 de Jornais consultou engenheiros e especialistas, que mostram o melhor caminho, quase sem custos, para o poder público. Falta só vontade de os realizar!
O Jornal do Butantã conversou com Élio Jovart Bueno de Camargo, que possui um projeto sobre BRT para melhorar o tráfego local. 
JB - Quais são os principais problemas no trânsito da Raposo Tavares?
Élio de Camargo- O problema no trânsito da Raposo Tavares são os congestionamentos unidirecionais de manhã e à tarde.
JB - Quais as principais sugestões para diminuir o tráfego em questão?
EC - O Governo Estadual tem através do Metrô uma proposta de Linha 22 - Marrom, mas não se sabe quando e nem se sairá algum dia. Acho que a melhor sugestão ligada ao Metrô, seria levar a Linha 4 - Amarela até o Rodoanel e Raposo, derivando pela divisa do Taboão e Distrito Raposo Tavares. O plano do Metrô é levar a Linha 4 até o centro do Taboão, que não dá conta nem da BR 116. Tem que desviar o trânsito do metrô.
JB - Como funcionaria sua sugestão de pista reversível na via?
EC -  A sugestão que chegamos a levar ao Governo do Estado, mas nem ligaram, seria de uma linha de BRT (solução igual foi optada para o ABC, que antes tinha uma proposta de VLT). Uma linha de BRT, além de seu custo bem menor e tempo de implantação, poderia funcionar em pista reversível. Este sistema aproveitaria essa característica de congestionar num sentido de manhã e outro a tarde. 
JB - Já houve contato com os órgãos responsáveis? O que foi informado?
EC - Enviamos o projeto para a Secretaria responsável no início do Governo Dória, mas não houve qualquer manifestação.
Projetos engavetados e nunca realizados
A rodovia apresenta alguns trechos de pista simples e outros de pista dupla. No trecho compreendido entre o km 10 e 30, a rodovia possui 3 faixas de rolamento em cada sentido. No trecho localizado no centro da cidade de Cotia, a rodovia possui 2 faixas de rolamento em cada de sentido e marginais, com mais duas faixas em cada sentido, para acesso aos bairros. Em um vídeo da CCR ViaOeste, é demonstrado um projeto para a construção de uma nova ponte pode ligar a Rodovia diretamente a Marginal Pinheiros. Além disso, um túnel seria construído para acabar com o cruzamento que existe com semáforo no km 10, no Butantã.

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