08/12/2023 às 00h12min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h12min

​Faixa azul na Avenida Faria Lima traz mais segurança aos motociclistas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou na segunda-feira (dia 4), novas faixas destinadas à segurança dos motociclistas em trechos das avenidas Brigadeiro Faria Lima, Luiz Dumont Villares e Zaki Narchi. A cidade contabiliza assim 60,7 km e a meta é implantar 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024. Na semana que vem o projeto-piloto será implantado em novas vias da Zona Oeste e as outras duas na Zona Norte.
8 mil por dia
Na Avenida Brigadeiro Faria Lima as sinalizações que definem o espaço da Faixa Azul estarão entre a Avenida Pedroso de Moraes e a Rua Michel Milan, em ambos os sentidos, totalizando 9,2 km. Neste segmento, o fluxo de motociclistas tem uma média de 8 mil por dia. A Faixa Azul é uma sinalização idealizada para reorganizar o compartilhamento das vias entre motociclistas, carros e ônibus. As vias  têm as sinalizações do viário reorganizadas e o novo espaço delimitado para que o trânsito seja mais pacífico e humanizado.

Faixa Azul não é obrigatória
Além da pintura no asfalto, as vias com Faixa Azul receberam sinalização vertical: placas de início e término, de orientação e atenção, além de faixas educativas. O projeto-piloto visa a maior segurança dos veículos sobre duas rodas que, a partir das ativações, devem trafegar preferencialmente entre as faixas 1 e 2. Lembrando que a Faixa Azul não é obrigatória ou exclusiva.

Visão Zero e Sistema Seguro
A Faixa Azul segue duas premissas: os conceitos de Visão Zero e de Sistema Seguro. Na Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável. Já um Sistema Seguro é projetado para evitar que os erros dos diferentes usuários do viário possam ocasionar ocorrências graves, que resultem em lesões ou mortes. Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal

Histórico
A primeira via que recebeu o projeto Faixa Azul foi a avenida 23 de Maio, em 25 de janeiro de 2022, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha). Após um ano, no trecho de 5,5 km, não foi registrado nenhum acidente fatal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.