23/08/2019 às 14h43min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h46min

Butantã ganha Descomplica SP

Com a presença de Bruno Covas e do Subprefeito do Butantã, Vitor Sapienza, a Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (20), na Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201, a unidade do programa Descomplica SP da região do Butantã. Instalado dentro da praça de atendimento da Subprefeitura local, o serviço, conhecido como o Poupatempo municipal, opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As obras do Descomplica iniciaram na gestão de ex-Subprefeito Ricardo Granja. Para o prefeito Bruno Covas, questões e disputas eleitorais não podem atrapalhar as ações do Governo e da Prefeitura. “A Prefeitura de São Paulo não tinha feito a mesma coisa que o Governo fez há 20 anos (Poupatempo) porque não quis copiar uma boa ideia. Pouco importa quem começou. Se é bom para o povo nós vamos copiar e fazer aqui na cidade de São Paulo”, destacou. O evento contou com uma participação da comunidade local. Participaram do evento comerciantes, representantes de órgãos públicos, líderes comunitários e pessoas de todas as classes sociais. O evento teve uma grande adesão, contando com a participação de mais de 500 pessoas. Disposto em um espaço de 920 m² o serviço conta com 60 servidores capacitados para realizar, em média, 1.200 atendimentos diários. Os conceitos de acessibilidade integral garantem segurança e autonomia para usuários com deficiência física, auditiva ou visual. O Descomplica SP Butantã dispõe de cerca de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como a recolocação no mercado de trabalho, o pedido de Seguro Desemprego, a solicitação de Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, além da emissão da Carteira de Trabalho, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTrans, com validação de créditos do Bilhete Único, além de correspondente bancário do Banco do Brasil. “Uma cidade mais inteligente e humana é aquela que simplifica a vida das pessoas, transforma a gestão da Prefeitura e, principalmente, melhora o atendimento ao cidadão. É isso que estamos fazendo aqui!” destaca secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg. O programa Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas oito unidades até o final de 2020. Em operação nas Zonas Leste, Oeste, Norte e Sul da capital (São Miguel Paulista, Butantã, Santana/Tucuruvi, Campo Limpo), em breve será implementado também no perímetro das Subprefeituras de São Mateus, Penha, Capela do Socorro e Jabaquara. A Prodam é responsável pela implantação da infraestrutura de tecnologia, da integração dos sistemas e dos treinamentos do novo conceito de atendimento ao cidadão paulistano. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, com agilidade e sem burocracia”, afirma o presidente da empresa, Daniel Glaessel. Descomplica São Paulo Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários. A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência. “É uma mudança de perspectiva. Mostra que estamos todos do mesmo lado e que o foco é sempre na excelência do atendimento”, complementa Annenberg. É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução. A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço. Poupatempo Para levar serviços públicos à população da zona oeste da capital, o programa Poupatempo implantou um totem de autoatendimento no Descomplica Butantã. Na capital paulista, três unidades do Descomplica SP estão equipadas com totens do Poupatempo: São Miguel Paulista, Campo Limpo e Santana. Além de ampliar o alcance e a oferta de horário da rede de atendimento, a presença dos totens facilita o acesso dos cidadãos aos serviços públicos oferecidos pelo Estado. Pelo autoatendimento é possível solicitar segunda via de RG e CNH, CNH definitiva, certidões de CNH, emitir Atestado de Antecedentes Criminais, pesquisar débitos e restrições de veículos. Os totens também permitem a realização de agendamento por dia e horário para serviços prestados nas unidades do Poupatempo. As taxas de emissão de documentos podem ser pagas no autoatendimento com o cartão de débito bancário. É possível também agendar horário para qualquer uma das 72 unidades fixas do programa ou solicitar alguns tipos de documentos sem necessidade de ir pessoalmente aos postos. Desde que começaram a ser instalados, em outubro de 2016, os totens já prestaram cerca de 760 mil serviços, com média de quase 40 mil ao mês.


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