23/11/2023 às 23h13min - Atualizada em 23/11/2023 às 23h13min
População aponta problemas com 13o Cartório do Butantã e 18o Registro de Imóveis
A burocracia, às vezes, desacelera o trabalho. Algumas entidades e moradores apontam longo processo para atualização de dados no 18º Oficial de Registro de Imóveis que atende o bairro do Butantã e está localizado no longínquo bairro da Liberdade, sem explicação, que prejudica a todos. Outros depoimentos que chegam à reportagem apontas para um “acúmulo desnecessário de clientes no Cartório de Registro Civil do Butantã, com salas pequenas e mal atendimento, instalado em local de difícil acesso e com pouco estacionamento”.
Depoimentos apontam que o 13º Cartório de Registro Civil do Butantã (localizado na R. Pirajussara, 432) possui instalações exíguas, com poucas salas e atendimento demorado, para a quantidade de frequentadores dos inúmeros serviços. A ausência de estacionamento, preços abusivos também são comentadas.
Depoimentos
“O Cartório do Butantã não tem estrutura para atender os moradores do bairro, pelas suas modestas instalações. Ganham muito e não fazem investimento para o conforto da população.” L.A.
“É necessário novos cartórios no Butantã, pela sua extensão até a divisa com Osasco. A centralização no 13º não pode ocorrer.” O.P.
“Ridículo o Registro de Imóveis dos bairros do Butantã e Morumbi se localizarem na Liberdade, um bairro extremamente longe, com atendimento péssimo e sem estrutura. Os moradores sofrem ainda mais com a burocracia existente.” A.V.
“Depois que os cartórios conseguiram assoberbar politicamente ‘todos’ os serviços dos advogados, onde a OAB não declarou sua indignação e supostamente não lutou de maneira eficaz, a população ficou nas mãos dos cartórios (sócios do poder público), com altíssimos faturamentos e elevados custos dos seus serviços. E o pior, além de atendimento ruim, nada devolvem à comunidade com atendimentos sociais.” W.L.
Associação local aponta problemas
Associações locais, dentre elas a SAMOVIS-Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana, a SAVS-Sociedade Amigos de Vila Sônia (que desistiu da renovação, pela burocracia) e outras, apontam para vagarosidade na resolução de questões. Segundo depoimentos, o problema acontece pelo procedimento adotado ser em etapas, e não com a apresentação das necessidades desde o início do processo. Dentre as críticas, é apontado o 18º Oficial de Registro de Imóveis da Capital de São Paulo, localizado na Av. da Liberdade, 823.
Gazeta de Pinheiros - Quais são as dificuldades encontradas na inscrição da SAMOVIS?
SAMOVIS – “Com a inscrição não temos dificuldades, está tudo correto. Devido ao longo tempo de inatividade devido a pandemia, se fez necessário a atualização geral dos dados em cartório, tais como: ata de eleição da nova diretoria, termo de posse a nova diretoria, pagamento de custas cartorárias etc. O impasse é que todos sem exceção, passam as informações por ‘conta gotas’. Você protocola documento para registro, aguarda prazo estipulados por eles, vai retirar e acontece prenotações. OK. Você corrige e faz novamente o protocolo, espera, quando retira eles informam que ainda falta algo, porque não informam tudo de uma vez só! É necessário agilizar os processos.”
Anoreg responde
Questionada, a Associações dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), responde: “Os atos realizados em cartórios são regidos por lei e os notários e registradores cumprem aquilo que a lei estabelece, cabendo a cada serventia adotar processos/procedimentos próprios, mas sem ferir a legislação.”