10/08/2018 às 15h09min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

Faria Lima é a Avenida das Bicicletas

Conhecida por ser um dos centros financeiros da cidade, a Avenida Faria Lima também pode receber o título de Avenida das Bicicletas. Após a construção da ciclovia no local, o número de frequentadores aumenta todo ano. Segundo matéria da Folha de S. Paulo, apenas nos primeiros sete meses deste ano, houve um aumento de 45% de usuários de bicicletas no local. Já reportagem do Estado de S. Paulo aponta que a média diária subiu de 1,7 mil para quase 5 mil passeios desde 2013 até hoje. Desses números, aproximadamente 25% são usuários da Bike Sampa. O uso de bicicletas na via é tão forte que foi o local escolhido para a divulgação do novo sistema de empréstimos em janeiro deste ano. A matéria do Estado ainda coloca a ciclovia do local à frente da de grandes cidades do mundo. Até o final de julho, mais de 750 mil deslocamentos de bicicletas foram registrados, contra 350 mil na Avenida Paulista. Marginal Segundo o blog Ciclocosmo da Folha de S. Paulo, ciclistas estão sendo impedidos de treinar na ciclovia do Rio Pinheiros. No local, há um limite de 20 km/h. Porém, atletas profissionais ou semi utilizam o perímetro em velocidades superiores. Pela extensão e ausência de tráfego, há quem enxerga ali uma pista de corrida perfeita e gratuita para seu treinamento. Porém, ciclistas que se deslocam por ali podem acabar machucados. O blog afirmou que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pelo local, estava espalhando cartazes e monitorando quem passasse correndo. O regulamento da ciclovia estabelece que é proibida a “conduta de ciclista que coloque em risco a segurança de outros usuários, tais como excesso de velocidade, condução perigosa e agressiva, circular na contramão, fazer malabarismo ou equilibrar-se apenas em uma roda”, por exemplo. Entre as penalidades está a retirada do local e, em caso de resistência, a condução até um posto policial. Incentivo Um estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) mostra “que moradores de áreas próximas às ciclovias têm a chance aumentada de usar a bicicleta como meio de transporte em 154%. Para aqueles que moram perto de estações de trem ou metrô, o aumento ficou em 107%, independentemente de fatores como sexo, idade, nível educacional ou bairro”. Segundo dados divulgados pela Agência Fapesp, apenas 5,1% da população adulta de São Paulo utiliza a bicicleta como meio de locomoção. Os resultados do estudo apontam que a construção de mais ciclovias faria aumentar esse número. Alex Florindo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo, afirmou em entrevista à Fapesp que “é preciso garantir o espaço, principalmente em uma cidade como São Paulo, que tem um trânsito tão violento e capaz de inibir o uso da bicicleta”.


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