09/11/2023 às 23h45min - Atualizada em 09/11/2023 às 23h45min

​Corredor verde implantado junto ao polêmico muro de vidro na raia olímpica da USP

A área do muro da raia olímpica, na Cidade Universitária, vai ganhar novos contornos. Além dos vidros que já estão instalados, está sendo criado um corredor verde em toda a sua extensão e que ocupará tanto o lado externo na Marginal Pinheiros quanto a parte interna da raia. A Universidade informa que a instalação já está em fase de conclusão.
Para as cidades, os corredores verdes são importantes meios para o equilíbrio climático, minimizando as ilhas de calor; para a absorção de águas de chuvas, melhorando as condições de drenagem; além de constituir abrigo para a fauna e incidir de forma positiva para uma paisagem urbana mais agradável.
O projeto prevê que os vidros instalados serão mantidos (hoje são 800 vidros, que receberão película para evitar mortes de pássaros por choque); haverá a instalação de gradis nos locais em que há lacunas (vidros que não foram colocados ou estão quebrados) e todos serão recobertos por vegetação.

Projeto polêmico
Em meio aos primeiros problemas, na época, a Gazeta de Pinheiros conversou com Nadir Mezerani. Em entrevista exclusiva, o arquiteto e urbanista afirmou que “o resultado de perícia pode indicar o caminho técnico e administrativo à USP, que conta com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em seu espaço. Considerando os benefícios pretendidos com este conceito de vedação, pode exigir a correção técnica apontada pela perícia, ou a eventual não aceitação da obra”.
O entorno também foi motivo de explicações do arquiteto. Apenas para versar diferentes conceitos de vedação, em outro contexto, há excelente solução ambiental com vegetação continua (“sansão-do-campo”; mimosa caesalpiniafolia), com cerca interna, adotada no canteiro central da Via Imigrantes. “Esta solução é esteticamente perfeita na paisagem. Além de absorver ruído, obstrui passagens de animais e feixes de luz dos veículos em pista oposta. Esta solução paisagística seria um exemplo a ser considerado para amenizar o prejudicial mar de asfalto na Via Castelo Branco entre São Paulo e Alphaville, ou em locais pertinentes aos ambientes inóspitos das Marginais”, explica.

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