Estabelecimentos na região de Pinheiros e Vila Madalena e até no Butantã e Itaim, têm desrespeitado normas de barulho vigentes. A população, em depoimentos contínuos faz denúncias, pois estão agindo fora das normas do PSIU - Programa Municipal de Silêncio Urbano. Prefeitura informa fazer a fiscalização, mas o problema continua e os moradores reclamam semanalmente. Além disso, as vias são ocupadas por carros de som e ambulantes, que desrespeitam os imites de barulho.
Depoimentos apontam problemas “O 'Bar do Urso' na Fradique Coutinho, 1064: insuportável o barulho para os moradores”. M.A.
“Esqueceram de colocar o 'Bar Copo a Copo,' da Mourato Coelho, 621 esquina com a Cardeal Arcoverde. O barulho vai a noite inteira até 9,10,11 horas da manhã seguinte. Berram, gritam, cantam a noite inteira.” M.M.
“Informa a Prefeitura que os estabelecimentos fiscalizados têm alvará? Alvará para funcionar a madrugada toda fazendo barulho? Não entendi! Que alvará é esse?” J. H.T.
“Largo da Batata de segunda a segunda, funk e camelôs e a prefeitura não sabe de nada?” T.A.
“Considerando o IPTU que se paga, a prefeitura deveria ser mais eficiente. Uma vergonha.” O.R.
“Serviço público moroso, conivente e ineficaz.” D.R.
“Sem comentários. Locais assim deveriam ser interditados/fechados de primeira ou a Prefeitura acha que os moradores reclamam por esporte? Se esse fosse um país desenvolvido, coisas deste tipo não aconteceriam. É uma verdadeira vergonha o descaso com a população.” C.A.M.
“Seria muito bom se a fiscalização desse uma passadinha na Pedroso de Moraes, entre a Teodoro Sampaio e a Arthur de Azevedo e na Rua Benjamim Egas. A moda por aqui é a ocupação das calçadas com mesas e lixeiras de chão, dificultando a passagem dos pedestres.” N.C.
“Esqueceram do "Bar@Próximo' na rua Deputado Lacerda Franco 207. Já fiz diversas reclamações e nada. Vai madrugada adentro todo final de semana, com 'galera' na calçada bebendo e gritando.” A.M.
Supra Bar informa "Queremos esclarecer que esse som grave das reclamações a que se referem, não é do nosso estabelecimento. Há outros que propagam, como carros de som, ambulantes e pessoas que ficam nas calçadas. Tomamos todo cuidado, nos preocupamos com a incomodidade e sempre nos colocamos à disposição de qualquer vizinho, parceiro, cliente ou qualquer um que nos procure. Informamos que não somos despreocupados ou agimos em desacordo. Na região temos muitos fatores externos, que pioram a situação de um bairro que é boêmio por excelência." Supra Bar-Vila Madalena
Subprefeitura e SMSUB esclarecem A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que o 'Boteco do Urso', 'Bar Copo a Copo' e 'Saidera Brasil' possuem alvará de funcionamento e podem funcionar após a 01h da manhã, desde que com portas, janelas e vãos fechados. "As equipes de fiscalização realizam ações de comandos noturnos, checagem de ambulantes em situação irregular, e o descumprimento do fechamento de estabelecimentos após a 1h da madrugada, todos os finais de semana e feriados. Além disso, é realizada também ações em conjunto com outros órgãos, como a PM e a GCM. As operações são realizadas conforme demanda".
PSIU e difícil atendimento Sobre o barulho, o Programa Silêncio Urbano (PSIU) informa que os estabelecimentos citados constam no cronograma de fiscalização. As datas não são divulgadas para não atrapalhar as operações. Apesar da dificuldade de acesso dos moradores, que reclamam muito do péssimo atendimento, a Prefeitura informa que munícipes utilizar o Canal SP156 para suas demandas ou por meio do Portal 156, acessível em https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, no aplicativo SP156 e através da central de atendimento telefônico no número 156.