01/11/2023 às 22h43min - Atualizada em 01/11/2023 às 22h43min
Barulho de obras continua tirando o sono da população
A localização privilegiada é um dos principais itens na hora de procurar um imóvel. A proximidade do trabalho, do lazer, ou a facilidade de acesso a serviços e comércio estão na mente de quem pensa em se mudar. A zona oeste de São Paulo tem se desenvolvido muito nos últimos anos, e as obras também tem tomado conta da região. A Legislação sobre o tema já está em vigor.
Depoimentos apontam problemas
“Na Esquina da Arruda Alvim com Cardeal Arcoverde: três obras de "torres" para moradias "populares" (na verdade para futuros Airbnb's) que soterraram cursos d'água, bloqueiam trânsito como se fossem da CET, causam frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica, poluição sonora, poeira, corte irregular de árvores... Todas ocorrências que contrariam frontalmente a legislação em vigor. Se não fosse a omissão do poder público estariam interditadas há tempos.” L.L.C.
Nenhuma autuação
A Secretaria Municipal das Subprefeituras informa que desde a implementação do decreto 60.581/21, foram realizadas cerca de 76 vistorias na região da Subprefeitura de Pinheiros e nenhuma autuação foi gerada até o momento. Vale ressaltar que as operações são realizadas no horário citado na demanda e, caso não seja constatada a presença do barulho no horário da vistoria, as equipes voltam após nova denúncia para conseguirem identificar a obra.
A Companhia de Engenharia de Tráfego esclarece que há três obras com autorização, duas delas na Rua Arruda Alvim, 166 e outra entre os números 239 e 277, ambas com autorização para carga e descarga em horários específicos. O mesmo vale para construção na Rua Galeno de Almeida com Rua Arruda Alvim. Vale ressaltar que a Rua Cardeal Arcoverde e entorno fazem parte da rota operacional dos agentes que verificam possíveis desobediências ao Código de Trânsito Brasileiro.
Concreto nos bueiros
No dia 2, a equipe de fiscalização da Subprefeitura Pinheiros flagrou uma construtora e seus quatro caminhões despejando nata de concreto na Rua Jacucaim com Avenida Portugal. A multa contra a Construtora Even, foi de R$30.000,00. Os caminhões também serão multados.
A respeito da fiscalização de bueiros para averiguar se houve derramamento de concreto, a Subprefeitura vem realizando vistorias constantes pela região, a fim de evitar alagamentos na época de chuvas. Só este ano, mais de uma centena de multas foram aplicadas contra construtoras que despejaram concreto de maneira irregular.
Corte irregular de árvore
Entre as Ruas Arruda Alvim e Cardeal Arcoverde a empresa Cardial Arco Verde Empreendimento Imobiliário SPE Ltda. foi multada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em R$ 2000,00 por corte irregular de 4 árvores, em julho de 2020. Já em novembro de 2021, a SVMA firmou um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com a Orlando Investimentos Empreendimentos Imobiliários Ltda., para a autorização do corte de 2 árvores e a contrapartida de plantio interno de 9 exemplares arbóreos.
156 para reclamações
A população pode solicitar os serviços da Prefeitura por meio do Portal 156, https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156.