01/11/2023 às 22h40min - Atualizada em 01/11/2023 às 22h40min

​‘Corredor Verde’ é uma ótima iniciativa ecológica no Butantã

Os corredores verdes promovem a conectividade de áreas vegetadas, proporcionando inúmeros benefícios, como aumento e proteção da biodiversidade, mitigação do efeito conhecido como ilha de calor urbano, redução da poluição atmosférica, aumento da permeabilidade do solo e melhoria da drenagem urbana, dentre outros.
O Jornal do Butantã – Grupo 1 de Jornais conversou com Élio Camargo (foto) integrante do CADES-BT -Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz do Butantã.

Quem são os responsáveis pela ideia do 'Corredor Verde'?
"Corredor Verde', apesar de fazer parte do Plano Diretor PDE,  não havia iniciativa. Depois de um curso de projetos na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, implantamos e tivemos o apoio da SVMA, juntamente com a Subprefeitura do Butantã."

Como surge a iniciativa?
"A ideia inicial seria de ligar (corredor ecológico) a área verde da USP ao Parque da Previdência, passando por outras existentes. A sociedade estava pronta e apoiou a iniciativa, participando ativamente, não só do plantio, mas de várias atividades e iniciativas associadas, como plantio de arbustivas polinizadoras para abelhas, borboletas, e insetos polinizadores; plantio de forrageiras, colocação de colmeias de abelhas nativas, comedouros para pássaros e observatórios (dia 4 de novembro), comunicação de placas com o nome das árvores, oferecimento de certificado aos cuidadores, brincadeiras para crianças (pegadas ao longo do corredor), pinturas de calçadas, etc. Depois virão as melhorias ao longo do corredor, em relação à mobilidade e segurança viária (faixas de travessia, canteiro central fechado com arbustivas, evitando travessias inadequadas em meio de quadra). Aliás, os canteiros centrais são outra forma de corredor verde e que podem ser muitos bonitos."

Quais são os próximos passos do projeto?
"Tivemos uma atividade de adensamento lateral do corredor, com o oferecimento e plantio de mudas de frutíferas aos vizinhos dos corredores, no último dia 28, com mudas fornecidas pela SVMA, mas totalmente realizada por voluntários. Depois, formação de canteiros verdes e jardins de chuva ao longo das vias, contribuindo com a segurança viária e paisagismo."

Se a população quiser contribuir, como deve proceder?
"As atividades são abertas a participação de quem gosta da natureza e de fazer alguma coisa. Venha de qualquer lugar!"

É possível que o projeto se espalhe para outros bairros da região?
"Um 'Corredor Verde' só existe na medida que nos ligamos a outras áreas verdes e sem fim. A ideia é que liguemos todas as áreas verdes, de norte a sul, leste a oeste, em todos os sentidos, e como falou o ativo participante João Pedro, formarmos um bairro-parque. E fazendo isto, um dia teremos uma cidade-parque! Por isso, nossa proposta é que os corredores sejam classificados como a forma prioritária de arborização na cidade."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.