Desde segunda-feira (22), a Linha 2 – Verde voltou a ter operação normal no trecho entre as estações Vila Madalena e Clínicas, sem a necessidade do passageiro trocar de trem para seguir viagem. O Metrô conseguiu concluir a instalação da estrutura física das portas de segurança na plataforma 2 da estação Vila Madalena antes do previsto, antecipando em uma semana a normalização da operação na linha. Com a finalização da instalação das fachadas das portas em uma das plataformas, agora o Metrô inicia uma nova etapa no processo com os testes para a sincronização da abertura das portas da plataforma com as dos trens. Paralelamente, será instalada a estrutura das portas na outra plataforma (plataforma 1) da estação Vila Madalena. Estes serviços não irão interferir na operação da linha. A instalação de portas de plataforma nas estações permitirá a redução do número de interferências nas linhas de Metrô, aumentando a regularidade da circulação dos trens e, principalmente, a segurança dos passageiros. Na Vila Madalena, a implantação faz parte do contrato do sistema de sinalização CBTC, cuja implantação está praticamente concluída na Linha 2 – Verde. As próximas estações que terão as portas de plataforma instaladas através deste contrato são: Tucuruvi e Jabaquara (Linha 1 – Azul), com previsão para 2020; além de Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha), previstas para o primeiro semestre de 2021. Outras 36 estações das linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha também vão receber as portas de plataforma, com investimento de R$ 342 milhões pelo Metrô, através de outro contrato assinado em junho, com prazo de 56 meses para a execução. As estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente (Linha 2 – Verde); Vila Matilde (Linha 3 – Vermelha); Adolfo Pinheiro, Brooklin e Santa Cruz (Linha 5 – Lilás); além de todas da Linha 4 – Amarela e da Linha 15 – Prata já contam com o sistema de segurança.