28/09/2023 às 23h41min - Atualizada em 28/09/2023 às 23h41min
Barulho dos bares e mesas e cadeiras irregulares nas calçadas continuam atrapalhando
A situação de alguns bares é motivo de debate na comunidade. De acordo com denúncias de moradores locais, estabelecimentos na região de Butantã, Pinheiros e Vila Madalena têm desrespeitado normas de barulho vigentes. Mesas e cadeiras no passeio público também são motivo de protesto. A população, em depoimentos, faz denúncias, pois estão agindo fora das normas do PSIU - Programa Municipal de Silêncio Urbano.
Moradores denunciam o mau uso
“Pirajá', o 'Buzina', 'Pampeiro', aquele Árabe, qualquer lugar que deixam mesas na calçada e ficam cheio, não dá para passar! Canteiro de obras que não põe passagem para pedestre passar com segurança e não tem fiscalização, ninguém se importa. Esses locais que tem garagem/estacionamento que os carros não cabem e temos que passar pela rua.” C.N.
“Beleza! Mas é muita coisa, muita apropriação da coisa pública pelo privado/empresário. Há um processo de deseducação e alienação da cidadania. Ah! E falta cassar licença de 24h, bar da madrugada, dos que perturbam muitas ruas de bairros mistos, depois que os bares, por lei, fecham. É funesto demais pros moradores dar esse tipo de alvará!”. J.T.
“Não esqueçam que o 'Bar Ginger' também coloca mesas ocupando as calçadas e pior, tem muitos clientes absolutamente mal educados que veem as pessoas tentando passar entre eles e sequer se afastam para dar passagem!” V.V.
“Aproveitem e multem e fechem o ‘Urso bar‘ da Fradique Coutinho!” O.R.
“Bar pensão na rua Cardeal Arcoverde, altura do 1800, durante a semana e final de semana superlota a calçada de gente, impossibilitando a passagem e fazendo pedestres irem pela rua, fora o som altíssimo com 'DJ' na porta de entrada, sem pensar nos prédios ao redor. Zero isolamento acústico, zero respeito. Outro dia quase fui atropelado na Rua Cardeal Arcoverde, por causa da calçada fechada.” G.A.
Locais autuados
A Subprefeitura Pinheiros informa que as operações para fiscalizar bares e restaurantes são realizadas duas vezes por semana. Sobre os comércios citados, apenas o 'Pirajá', localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64, foi autuado duas vezes por utilização irregular do passeio público.
Fiscais
As Subprefeituras de Pinheiros, Butantã e Santo Amaro possuem 25 agentes vistores que atuam na fiscalização nos bairros que competem à administração regional, a partir de denúncias protocoladas nos canais de atendimento da Prefeitura.
Solicitações e denúncias
Os munícipes podem fazer a solicitação e denúncias nos canais de atendimento 156 (telefone, site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal e aplicativo iPhone e Android).
Barulho também incomoda
“Ao lado da minha casa foi montado um restaurante do 'Quintal do Hulk' é para nós um Inferno. Está incomodando até o 'Hospital Leforte'. Não sabemos nem se eles têm alvará do Corpo de Bombeiro pois tem cobertura de plástico, sem saída de emergência e com cadeiras e mesas na Rua Lício Marcondes do Amaral, 51 Caxingui.”
“São 5 fiscais do PSIU para a cidade inteira. Se identificar algum desses estabelecimentos que fique aberto depois da 1 da manhã, faça a denúncia (primeiro multa, outra multa e interdição). É um caminho árduo, hoje uma moradora encontrou um documento de 2018 sobre a questão e piorou de forma absurda e desordenada.” E.O.
“Justificativa da prefeitura é de que não existem recursos para contratar mais fiscais, entretanto o caixa do Executivo é o maior da história, com mais de 30 bilhões… A quem interessa esse sucateamento do PSIU? Quais as prioridades?” M.Q.
“Tenho apartamento na rua Fradique Coutinho, em frente Livraria da Vila, e há uns 4 meses atrás, abriu o 'BAR DO URSO', que faz barulho insuportável de terça a domingo a noite toda! Eles não têm nenhum respeito com os moradores. A Gazeta de Pinheiros e a Subprefeitura podem nos ajudar? Muitos moradores estão realmente sem dormir!” M.A.
Local já foi autuado
A Subprefeitura Butantã, informa que o estabelecimento localizado no endereço Rua Lício Marcondes do Amaral, número 51, possui auto de licença de funcionamento. O local já foi vistoriado anteriormente, onde foi constatada emissão de ruído acima do permitido, sendo lavrado o devido auto de fiscalização, com o termo de orientação.