28/09/2023 às 23h37min - Atualizada em 28/09/2023 às 23h37min
Pinheiros e a região estão preparadas para as chuvas de verão?
As chuvas estão se aproximando. A cidade está preparada para isso? Todo ano, Pinheiros e outros bairros da Zona Oeste são notícia por estarem repletos de inundações. Comerciantes perdem dinheiro e aos moradores locais ficam ilhados, além de perderem patrimônio. A Prefeitura afirma estar investindo para resolver o problema. Mas na realidade, o gargalo de córregos canalizados em anos anteriores, sem estudos aprofundados, segundo engenheiros e ambientalistas, sempre vão provocar inundações no 'Beco do Batman', Vila Madalena e avenidas principais do bairro, que possui 'vales' de acumulo de água de chuvas torrenciais intensas, principalmente com as mudanças climáticas que estamos vivenciando.
Plano Preventivo de Chuvas de Verão
A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas que tem como Secretário Gilberto Natalini, grande conhecedor dos problemas da região, é responsável pela Coordenação Geral do Plano Preventivo de Chuvas de Verão (PPCV) e seu gerenciamento. Esse plano tem duas fases. A fase de preparação, que vai até 31 de outubro, e a fase de execução, entre 1º de novembro a 31 de março do ano que vem.
Rio Verde e Córrego Antonico
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), informa que publicou os Cadernos de Drenagem do Córrego Rio Verde-Pinheiros e Vila Leopoldina, em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP. Os estudos trazem a atual situação das bacias hidrográficas e quais as alternativas que podem ser adotadas pelo poder público para o combate às enchentes. Na região, a SIURB também trabalha na contratação das obras de drenagem para o Córrego Antonico, com trechos de canalização e novo piscinão. A consulta pública referente às obras foi lançada no último dia 15.
A gestão municipal está investindo mais de R$80 milhões em cinco intervenções de drenagem nas Subprefeituras Lapa e Pinheiros.
Prevenção ao longo do ano
"A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), com todas as 32 subprefeituras, realiza ações de prevenção o ano inteiro, intensificando os serviços de zeladoria, com reformas de galerias, bocas de lobo e poços de visita e limpeza de córregos, piscinões, limpezas de túneis, antecipação das coletas de resíduos de varrição e coleta de pontos críticos e pontos viciados. Por meio do Sistema Gaia, que realiza o mapeamento das vias da cidade e identifica a qualidade do pavimento, são monitoradas 12.598 bocas de leão e 188.881 bocas de lobo em toda a capital."
Sistema Urano
"A Prefeitura dispõe de um sistema preditivo que otimiza as ações em campo com antecedência e assertividade. O sistema consegue informar qual a probabilidade de chuva e onde vai ocorrer. São vários alertas emitidos com antecedência de 24, 12, 6, 2 e até uma hora antes do fato. A integração de dados com as ferramentas disponibilizadas pela administração municipal e análise baseada em inteligência artificial é capaz de fazer um controle assertivo dos equipamentos de contenção de cheias e do sistema de macro e micro drenagem da cidade."