21/09/2023 às 23h40min - Atualizada em 21/09/2023 às 23h40min
Placas informam os locais de maiores roubos na Av. Faria Lima
Na Avenida Faria Lima, cavaletes com placas foram colocadas nas calçadas para chamar a atenção sobre a total falta de segurança e alerta sobre roubos e assaltos na região. Conhecida como um dos corações financeiros da cidade, a Avenida Faria Lima possui o mais caro aluguel para escritórios de alto padrão. Ao longo de sua extensão, a via contém sedes e filiais das principais organizações financeiras do mundo.
Roubo de celulares
Pedestres que passam pela via, porém, devem estar muito atentos. Como aponta uma placa colocada na esquina com a rua Eusébio Matoso, o local é foco constante de furtos e roubos, em especial, de celulares.
Crescimento de 75%
Matéria da CBN aponta que em comparação com julho do ano passado os registros cresceram 75% no mesmo mês deste ano, com 716 ocorrências. Segundo levantamento da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, “de janeiro a julho, foram registrados 1.965 roubos na área do 14º Distrito de Polícia de São Paulo, que abrange Alto dos Pinheiros. É um número recorde para o período, e representa o terceiro aumento seguido, segundo as estatísticas oficiais. Os furtos (quando um objeto é subtraído sem emprego de violência) somaram 5.534 casos, o maior patamar desde o início da pandemia de coronavírus.
Em comparação aos primeiros sete meses de 2022, a alta foi de 6% (furtos) e 49% (roubos) na área do 14º DP. Os dados da Secretaria de Segurança Pública compilam informações da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Técnico-Científica.
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com Marcus Vinicius Tavolari, da Associação Viva Faria Lima.
Gazeta de Pinheiros - Nesta semana, vimos a divulgação de uma placa para alertar a população sobre um ponto crítico na região. A situação auxiliou para despertar o debate e iniciar novas ações de segurança?
Marcus Vinicius Tavolari -"Sim, auxiliou com a viralização nas mídias sobre a placa e retomada do tema. A placa foi colocada justamente para alertar a população que circula pela Faria Lima sobre o perigo iminente de roubo/furto dos celulares. As pessoas caminham pela região de maneira desatenta e sempre com os celulares nas mãos. Chegam ao nosso conhecimento casos todo dia. Esperamos que tal atitude desperte as ações da segurança pública para reforço do policiamento no local.
GP - Os dados oficiais apontam para um crescente número de furtos e roubos na região. É possível melhorar esses índices? Como?
MVT - Nossa ideia para minimizar tais acontecimentos é a instalação de uma Base Comunitária da PM na esquina das Avenidas Faria Lima x Rebouças. Podemos mobilizar prédios/empresários da região para uma parceria com as autoridades na implantação e manutenção dessa base em prol da sociedade que está à mercê destes assaltos.