06/09/2023 às 22h45min - Atualizada em 06/09/2023 às 22h45min

Continua a luta pelo Jardim Alfomares

Uma construtora pretende fazer o desmatamento em uma área de mais de 60 mil m² para construir um condomínio. Os cidadãos solicitam que o espaço seja transformado em um parque e entraram com uma ação judicial. Reunião onde tema foi abordado já completa um ano.
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com a Associação de Amigos do Bairro Alto da Boa Vista – SABABV sobre o local.

Gazeta de Pinheiros - Como está a atual situação do Jardim Alfomares?
SABABV - A área está fechada, a mata vai crescendo, os animais que lá habitam e em breve os que lá vem se reproduzir não estão sendo perturbados. Tudo está à espera da formalização da área como um Parque Reserva, para garantir a preservação da flora e da fauna - que habita a área e aquela que usa a área para procriação.

GP - Um novo diálogo com as autoridades foi feito? O que foi debatido?
SABABV - Estamos em contato com as Secretarias responsáveis pela formalização da criação do Parque Reserva para acompanhar a efetivação da mesma.

GP - A implementação do novo Plano Diretor foi favorável à causa? 
SABABV - A criação deste Parque foi incluída no quadro 7 do novo Plano Diretor Estratégico, o que cria o arcabouço legal para que a Prefeitura possa negociar a área com os proprietários.

GP - Há indícios de que o espaço seja preservado?
SABABV - Toda a luta pela preservação da área tem sido baseada na importância que a mesma representa para a cidade e os serviços ambientais que presta:  colaborando para recarga de aquífero, permitindo a reprodução de pássaros e outros animais (alguns ameaçados de extinção) e contendo rico acervo de árvores, muitas das quais já raras na cidade.

Um ano de encontro
Há um ano, em agosto de 2022, houve uma reunião Inter secretarial da região de Santo Amaro, que aconteceu na ETEC Carolina Carinhato Sampaio ,em a SABABV, moradores do Alto da Boa Vista e ativistas do SOS Alfomares abordaram a vereadora Sandra Tadeu, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Fernando Chucre, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, o Secretário Municipal de Licenciamento, Marcos Gadelho, o Secretário Chefe da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex, o Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, e com o então Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia para pedir apoio para a preservação do Jardim Alfomares, uma área de Mata-Atlântica de 63 mil metros quadrados em Santo Amaro.

Local tem grande biodiversidade
De acordo com a população local, “na área do Jardim Alfomares há uma imensa diversidade de árvores, pássaros (várias espécies incluindo arapongas, tucanos, pica-paus, corujas, periquitos, gaviões etc), saguis e saruês, entre outros animais, que agora correm o risco de desaparecer”. 
No processo judicial, foi realizada perícia que apontou todos os danos irreparáveis ao meio ambiente e à região que serão verificados com a implementação do referido condomínio. O juiz, diante da prova produzida no processo, proferiu decisão pela nulidade do processo administrativo, uma derrota para a construtora, segundo o abaixo-assinado. A construtora, de acordo com o texto, recorreu da decisão e, por maioria de votos, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foi contra a sentença de primeira instância e reconheceu a validade do processo e sentenças, com isso, autorizando a concretização da implementação do condomínio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.