06/09/2023 às 22h26min - Atualizada em 06/09/2023 às 22h26min
Obras da Linha 17-Ouro Monotrilho do Metrô serão retomadas
A Cia. do Metrô assinou o contrato com a empresa 'Agis Construção S.A' para a execução das obras civis remanescentes de sete estações, da via e do Pátio Água Espraiada, com início previsto para este mês. A contratação vai substituir o Consórcio CMO, que teve o contrato rescindido unilateralmente em razão dos descumprimentos contratuais na execução dos trabalhos e atendimento ao cronograma de obras.
Neste período, o Metrô manteve o contrato de fabricação dos trens. As escadas rolantes também foram renegociadas e sua instalação nas estações só terão a garantia ativada após o aceite do Metrô, que envolve a realização de testes e protocolos de segurança.
Reinício das obras
A Ordem de Serviço (OS) será assinada em 11 de setembro e, a partir dela, a empresa tem 30 dias para iniciar os trabalhos. As primeiras atividades de obra começarão em cerca de 20 dias da emissão da OS, com trabalhadores nos canteiros do pátio e da Estação Brooklin.
Início da operação para 2026
O contrato prevê a execução dos trabalhos em 18 meses, chegando ao prazo de conclusão das obras civis remanescentes até o início do segundo trimestre de 2025. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.
Como está hoje
A execução das obras civis da Linha 17 tem cerca de 80% de conclusão. Toda sua implantação, que inclui obras civis já realizadas, sistemas e trens, chegou a 60% de avanço O primeiro trem chega ao Brasil no primeiro semestre de 2024 e os demais chegarão gradualmente. Por fim, o Metrô está licitando a contratação do fornecimento e instalação do sistema de telecomunicação, que é um sistema acessório à operação e um dos últimos a ser instalado e testado.