25/08/2023 às 00h07min - Atualizada em 25/08/2023 às 00h07min

​Cidade terá até 40 mil câmeras inteligentes de segurança

A cidade de São Paulo iniciou o maior sistema de monitoramento por câmeras e outras tecnologias integradas, o “Smart Sampa”. Serão 20 mil câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de biometria facial e integração de diversos serviços públicos, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real. Ao todo, o sistema poderá contar com até 40 mil, já que, além das 20 mil previstas na licitação, o programa possibilitará a integração de mais 20 mil câmeras privadas, de munícipes e empresas ou de concessionárias. As 200 primeiras serão instaladas na região central nos próximos 60 dias.
Ao assinar o contrato com o consórcio vencedor da licitação, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que o grande desafio do sistema é a proteção de dados, ao mesmo tempo em que garante a segurança. “Para isso, estamos colocando um sistema de controle muito rígido e nesse sentido as discussões no Judiciário e no Tribunal de Contas nos permitiram melhorar o edital e chegamos ao modelo ideal”, disse. Nunes salientou ainda que o “Smart Sampa” foi desenvolvido respeitando diretrizes para evitar incorreções. “Quem tem que estar preocupado é quem fez alguma coisa contra a lei, mas quem não tem nada contra a lei, fique despreocupado. Alguém que fez algo contra a lei, alguém que traz transtorno para a sociedade, acho que essas pessoas têm que estar preocupadas”, disse.
O prefeito explicou ainda os detalhes para a utilização das imagens. “Tem que ter mais de 90% de similaridade na biometria facial e não teremos a transmissão automática às forças policiais quando for detectado alguém que seja, por exemplo, um procurado da Justiça. Ele vai passar ainda por um comitê integrado à Controladoria Geral do Município para a análise antes do envio.”
Para chegar a esse modelo, também foram visitados vários locais no mundo que utilizam a inteligência artificial na segurança. “Temos visto e acompanhado que o uso de câmeras tem ajudado em muitas identificações de criminosos”, disse o prefeito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.