24/08/2023 às 23h41min - Atualizada em 24/08/2023 às 23h41min

​Um ‘Plano de Bairro para Pinheiros’ começa dia 26

Debate pretende traçar um ‘Plano de bairro para Pinheiros’. A iniciativa do ‘Movimento Pró-Pinheiros’, CADES e CPM Pinheiros planeja organizar um planejamento que permita aos moradores uma melhor organização e desenvolvimento. O evento também contará com a presença da SAVIMA. Com o tema 'Pinheiros desejos e desafios', o evento pretende ter “...um debate para nos estimular a pensarmos sobre nosso território..." O encontro contará com Aldaiza Sposati, assistente social, professora, pesquisadora, ativista brasileira e Secretária Municipal nos Governos Luiza Erundina e Marta Suplicy, e Ladislau Dowbor Economista, professor na PUC SP e ex-Secretário Municipal. A conversa ocorre neste sábado, 26 de agosto às 15h, na Casa da Cidade (Rua Rodésia, 398, Vila Madalena). 

A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com Ana Maria Wilheim, moradora de Pinheiros e mestranda sobre 'Plano de Bairro' na FAU Mackenzie, sobre o tema.

Gazeta de Pinheiros - Como surge a iniciativa? 

Ana Maria Wilheim - Desde que as obras civis de transformação de Pinheiros começaram, moradores indignados com as transformações radicais se organizam para protestar e defender seus direitos. Desde o princípio fomos aconselhados a nos organizar num plano de bairro. O instrumento não estava regulamentado e foi debatido no processo de 'Revisão do Plano Diretor. Finalmente acolhido pelo Executivo, foi uma das alterações da lei.

GP - Há contato com gestores públicos sobre o tema?

AMW - Sim. Já começamos a conversa na Subprefeitura que é onde o processo deve formalmente acontecer.

GP - Há debates sobre como amenizar as questões de verticalização através do zoneamento? Como?

AMW - O processo de conversas sobre os temas vai começar nesse sábado, com um debate na 'Casa da Cidade'.

GP - Quais os principais pontos a serem tratados no ‘Plano de bairro de Pinheiros’?

AMW - O maior desafio é construir espaços públicos para todos. Devemos escutar os diversos públicos que moram, trabalham e frequentam o bairro. Construir nova qualidade para os espaços públicos e integrar as diversas quadras que estão recebendo transformações radicais. Vamos, durante o processo do plano, que deve levar uns 6 meses, conhecer mais sobre os temas, fazer 'Oficinas' para levantamento de problemas e colher propostas para melhorar. Deveremos abordar temas que são relevantes para Pinheiros como: infraestrutura – fornecimento de energia, água e esgoto, coleta de lixo. Áreas verdes – reposição das árvores que foram retiradas nos terrenos. Meio ambiente e a qualidade de vida neste bairro com tantas novas construções. Segurança – durante as obras e depois.  Mobilidade nas ruas: que será feito para que as ruas aguentem o novo volume de trafego. Cultura e lazer – como vamos conviver moradias e a vida cultural do bairro? Podemos imaginar Pinheiros como um bairro educador?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.