20/07/2023 às 23h26min - Atualizada em 20/07/2023 às 23h26min

​Hidratação é fundamental em qualquer estação do ano, alerta professora de nutrição

Marina Koffke destaca os benefícios do consumo de água para o organismo e ensina como fazer cálculo sobre a necessidade diária

Para o organismo funcionar adequadamente o consumo de água é essencial em qualquer estação do ano. Nos períodos em que as temperaturas estão mais elevadas é natural que as pessoas lembrem de se hidratar ao longo do dia e sintam sede, mas conforme a temperatura vai baixando é comum ocorrer uma diminuição no consumo da água e as pessoas buscarem conforto em bebidas quentes como chás, cafés e outros.
E não há nenhum problema no consumo destas bebidas. Elas, inclusive, ajudam na hidratação. No entanto, a hidratação promovida pela água não tem substituição, ressalta a professora de Nutrição da UniSociesc, Marina Koffke. “Chás, cafés, sucos, podem contribuir na hidratação ao longo do dia, da mesma forma que alguns alimentos, como frutas, verduras, legumes - especialmente se consumidos de forma natural - vão ajudar. Mas não há substituição para a água, afinal mais de 70% do corpo humano é composto por ela”, destaca.
A professora observa ainda que as bebidas industrializadas devem ser evitadas por causa da grande quantidade de açúcar e outros aditivos, mas lembra que uma opção interessante pode ser o uso de águas saborizadas feitas em casa. “É uma excelente opção para quem tem mais dificuldade no consumo ou sente menos sede, como os idosos, por exemplo. Cortar uma fruta, colocar umas folhas de hortelã numa jarra ou na garrafa e ir completando com água ao longo do dia. É uma forma interessante de variar o sabor e consumir água”, sugere.

Quantidade adequada para cada organismo
Existem recomendações dos órgãos de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a quantidade adequada de consumo de água para adultos saudáveis. O cálculo sugerido é de 35 mls de água para cada quilo de peso. Uma pessoa de 60 quilos (35x60) teria o consumo indicado de 2,1 litros de água por dia ou ainda, uma pessoa de 80 quilos (35x80), teria o consumo indicado de 2,8 litros de água por dia. “Por isso se fala para as pessoas consumirem pelo menos 2 litros de água por dia, de forma geral”, explica Marina.

Dica de especialista
A professora Marina finaliza, dando uma dica de ouro: “Ande sempre com uma garrafa de água por perto. Serve para adultos, para crianças, para idosos. Lembrando que idosos têm menos sensação de sede, então precisam de maior incentivo para o consumo. Assim, você vai consumindo ao longo do dia sem nem perceber.” A nutricionista explica ainda que é muito difícil que a pessoa consiga exagerar no consumo de forma natural no dia a dia, pois precisaria ser um consumo realmente muito elevado.
www.unisociesc.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.