06/06/2019 às 19h06min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h48min

Linha 2 deve ligar Vila Madalena à Penha e Linha 17 ganha licitação

Nesta semana foi anunciada a extensão da Linha 2 – Verde do Metrô. Trecho novo deverá ter 8,3 km e 8 estações, atendendo mais 377 mil passageiros. Já a Linha 17 abre licitação para retomada de obras. O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 5,5 bilhões para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis do trecho Vila Prudente a Penha. Parte deste valor já foi utilizado na desapropriação de 96,5% dos 226 imóveis necessários para a obra. O Governador João Doria e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciaram nesta segunda-feira (03) a retomada da expansão da Linha 2 – Verde do Metrô. A meta é iniciar as obras no primeiro trimestre de 2020, quando os projetos executivos estiverem aprovados. O Metrô ainda vai elaborar a licitação para a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2 – Verde, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, telecomunicações, portas de plataforma e auxiliares. As estações a serem construídas são: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Com o novo trecho, será possível transportar diariamente mais 377 mil pessoas na Linha 2 – Verde, que terá conexão direta com as linhas 3 – Vermelha, 11 – Coral (CPTM) e 15 – Prata. Isso vai facilitar o deslocamento dos trabalhadores que saem da zona leste com destino às regiões da Paulista, sul e sudoeste da capital. Também é estimada a melhora na distribuição dos passageiros pela rede de transporte sobre trilhos, em especial nas linhas 3 – Vermelha e 1 – Azul. "A expansão da Linha 2 é uma demanda importante dos moradores da zona leste e a retomada desse projeto é resultado de um esforço de gestão alinhado ao nosso compromisso para melhorar a cada dia a prestação de serviço aos passageiros", disse Baldy. Para a expansão da Linha 2, o Metrô dividiu os trabalhos em oito lotes e contratou a execução em 2014, por meio de licitação. Os contratos foram temporariamente suspensos, por causa das restrições orçamentárias e financeiras. Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2 – Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1 – Azul (Paraíso e Ana Rosa) 3 – Vermelha (Penha), 4 – Amarela (Paulista), 5 – Lilás (Chácara Klabin), 15 – Prata (Vila Prudente) e 11 – Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia. Linha 17 A Companhia do Metropolitano publicou o edital da licitação para contratar a empresa que vai realizar as obras civis remanescentes para a implantação do Monotrilho da Linha 17 – Ouro. De acordo com o Metrô de São Paulo, o edital destinado à aquisição de sistemas e material rodante deverá ser lançado em junho. A empresa que vencer a concorrência ficará responsável pela fabricação e lançamento das vigas que compõem a via do monotrilho, bem como a execução do acabamento das estações Congonhas, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e também do Pátio Água Espraiada. Guarulhos Outro anúncio foi o prolongamento da Linha 13 – Jade, da CPTM, até os terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. O investimento será de R$ 175 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. A obra será iniciada em setembro deste ano, com previsão de conclusão em maio de 2021. O monotrilho terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. O monotrilho fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a Estação da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto. “Uma carência que tinha a principal cidade brasileira e o principal aeroporto do país. Encontramos uma solução de engenharia e financeira para viabilizar esta ligação. Portanto, passageiros que desembarcarem em Guarulhos terão acesso ao monotrilho nas três estações dos terminais do aeroporto. E os passageiros desembarcarão diretamente no seu terminal de voo, como em qualquer aeroporto internacional civilizado do mundo”, disse Doria. O traçado percorre terrenos da União concedidos para a GRU Airport e, por isso, não haverá necessidade de desapropriação. Além disso, não havia previsão de qualquer construção nestes locais para expandir o aeroporto. Com a novidade, a previsão é que os passageiros consigam chegar ao Aeroporto de Guarulhos em 52 minutos a partir da Avenida Paulista e 40 minutos a partir da Estação da Luz.


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