06/07/2023 às 22h50min - Atualizada em 06/07/2023 às 22h50min

​Risco de doenças urológicas aumenta no inverno

Urologista mostra medidas que podem ser adotadas para evitar complicações

Entramos na estação mais fria do ano e com ela é comum o aumento de algumas doenças. As mais conhecidas são aquelas do trato respiratório, como as gripes e resfriados. Entretanto, alguns problemas do aparelho urinário também ficam mais frequentes quando a temperatura cai. 
O médico urologista Heleno Diegues Paes afirma que é comum a piora dos sintomas urinários daquelas pessoas que sofrem de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e de Síndrome da Bexiga Hiperativa. A HPB proporciona uma obstrução urinária em alguns homens, que passam a urinar com maior dificuldade. Eles apresentam sintomas como jato urinário fraco e intermitente, esforço miccional e aumento no número de vezes que precisam urinar. Há a tendência que esses sintomas fiquem mais intensos no frio. Já no caso da Síndrome da Bexiga Hiperativa, a pessoa apresenta vontade urgente de urinar e, por vezes, não consegue segurar a urina. Estas pessoas também tendem a sofrer mais nas épocas mais frias.
Outras pessoas, que sofrem de infecção urinária recorrente, podem ter suas crises de cistite mais frequentes devido a mudanças nos hábitos diários. É comum as pessoas diminuírem a ingestão de líquidos nesta época do ano e, consequentemente, ficarem longos períodos sem urinar.
“Aumentar a hidratação de forma a manter a urina na coloração clara e evitar ficar segurando a urina por muitas horas, são algumas precauções que devemos tomar para evitar as infecções neste período”, orienta o especialista.
Outras medidas que podem ser adotadas são urinar após a relação sexual e usar roupas íntimas de algodão. Esta última, inclusive, para evitar o surgimento de micoses no genital e nas virilhas, que podem ser precipitadas pelo uso de roupas quentes e apertadas no inverno.
Por mais que o consumo adequado de água estimule o funcionamento do sistema urinário e ajuda a prevenir infecções, é importante enfatizar que, seja qual for o sinal, o urologista sempre deve ser procurado para fazer uma avaliação correta e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Dr.Heleno Paes

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.