19/05/2023 às 02h24min - Atualizada em 19/05/2023 às 02h24min

Saúde pública na região continua com problemas

A pandemia deixou ainda mais clara a necessidade de oferta de hospitais de qualidade à população. Entretanto, equipamentos importantes estão ausentes, no Hospital Municipal de Campo Limpo, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). Em contrapartida, Prefeitura receberá terreno e deverá reativar o Hospital Sorocabana, campanha antiga da população que sempre teve o apoio da Gazeta de Pinheiros.
Hospital Campo Limpo tem problemas
Ausência de equipamentos importantes, como ressonância magnética e outros, para a realização de exames na população, o Hospital Municipal de Campo Limpo Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, inaugurado em 1990, localizado na Estrada de Itapecerica, 1661, está com muitos problemas, apesar de ser considerado referência hospitalar na região. A região conta com cerca de 600 mil habitantes, para 901 leitos e 1.321 vagas. Este ano terminou a reforma feita em parceria com o Hospital Albert Einstein e teve melhoras em suas instalações.
Outro questionamento apontado no hospital, aparece nas contas da Instituição. Os valores pagos aos médicos, por exemplo, seriam menores do que o que a Prefeitura passa para a organização que mantém o hospital. Outros gastos mensais também são contestados, como compra mensal de uniformes girando em um alto valor, segundo a SPTV da Rede Globo.
UBS e AMAs, principalmente da região do Butantã, tem sido alvo de muitas reclamações dos moradores, com  ausência constante de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, atendentes e principalmente falta de medicamentos preferenciais. A Secretaria da Saúde não responde às reivindicações da população, apesar de inúmeras matérias críticas e de manchetes do Jornal do Butantã (Grupo 1 de Jornais). Sempre demanda a culpa para o SUS e mantenedoras e parceiros da municipalidade.
Doação de imóvel para instalação do Hospital Sorocabana é aprovada
O PL (Projeto de Lei) 186/2022, aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal, durante sessão plenária, autoriza o município a receber doação do Governo de terreno, para instalação do Hospital Central Sorocabana. 
O secretário chefe da Casa Civil, Fabricio Cobra, destacou: “Esse hospital foi referência , mas em 2010 encerrou as atividades por problemas financeiros. Garantir a retomada desse atendimento é uma vitória a toda população”, destacou.
Inaugurado em 1928, o Hospital Sorocabana foi reativado parcialmente em 2020, por causa da pandemia, para atender vítimas da Covid-19. O empreendimento fica em uma área na rua Faustolo, na região da Lapa, Zona Oeste da cidade. O terreno a ser recebido tem 14.900 metros quadrados, sendo 10.834 metros quadrados de área construída.
Batalha antiga
A população da região, com apoio da Gazeta de Pinheiros, tem organizado atos em prol da sua reabertura. O local está fechado desde 2010 por problemas financeiros. Segundo os organizadores das mobilizações, a estrutura poderia abrigar cerca de 150 leitos que atendiam pacientes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.