19/05/2023 às 01h50min - Atualizada em 19/05/2023 às 01h50min

​A Cidade de São Paulo e suas estações de metrô inacabadas

Projetada em 1955, a Linha do Metrô para Santo Amaro teria início em uma estação no Viaduto Dona Paulina. Mas o projeto de início era a partir da Praça da Bandeira. Não acabou sendo em nenhum dos dois locais. Do Viaduto Dona Paulina a linha seguiria em superfície pelo canteiro central da Avenida 23 de Maio, na época ainda em construção. É esse o motivo do canteiro da via ser tão largo e de os viadutos Jaceguai, Condessa de São Joaquim e Pedroso terem grandes vãos centrais.
No Viaduto Pedroso, o vão abrigaria uma outra estação. As plataformas nunca foram construídas, mas as escadas de acesso às mesmas estão lá até hoje, terminando a cerca de um metro do chão.
Comentários dizem que o local servil de esconderijo para de presos políticos. Por mais que eles gritassem, o barulho do trânsito não deixava ninguém os ouvir. Além deste, outro viaduto possui estrutura de estação: o Nove de Julho, situado sobre a Avenida 23 de Maio, aonde passaria linhas de trem ou bondes internamente. Ainda há outras estações metroviárias perdidas no subsolo da cidade. A estação Dom Pedro II, há resquícios de parte de uma estação do metrô que começou a ser construída na década de 1960 e que nunca foi finalizada.
Uma estação na região da República ficou abandonada por muito tempo, sofreu demolição parcial para a construção da Linha 4-amarela. Em 1927, a Light de São Paulo já tinha um projeto do metrô que passaria sobre o viaduto do Chá, ligando os ramais do trem da Cantareira, atravessando todo o centro e com destino ao município de Santa Isabel. Mas este nem foi dado início.
A foto é do Viaduto Pedroso, sobre a Avenida 23 de Maio, onde há uma estação de metrô inacabada. (Ramiro Wagner)

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