28/04/2023 às 00h37min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h37min

​Abril Lilás: campanha visa orientar homens sobre os cuidados rotineiros com a saúde como principal aliado da prevenção

Quando diagnosticado precocemente, tratamento pode reduzir o número de mortes por câncer de testículo

Abril é o mês de combate e prevenção ao câncer de testículos, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) corresponde a 5% do total de casos de tumores malignos em homens com idades entre 15 e 50 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de mortes pela doença no Brasil, por conta da detecção tardia, é de aproximadamente 446 ao ano.
Por isso, é importante levar conscientização e desmistificação sobre os cuidados à saúde masculina, se diagnosticado em fase inicial, esse tipo de câncer supera a marca dos 90% de chances de sucesso no tratamento. A importância do autoexame pode ajudar nesse processo de prevenção e diagnóstico precoce e disponibiliza consultas presenciais ou por telemedicina, exames laboratoriais, ultrassonografia da bolsa escrotal ou mesmo uma tomografia computadorizada do abdômen e da pelve, procedimentos que podem ser decisivos para a identificação e tratamento do câncer de testículo.
Entre os sintomas mais comuns da doença destacam-se: o aparecimento de um nódulo duro, que na maioria das vezes não provoca dor; alteração no tamanho do testículo (aumento ou diminuição); sensação de um peso ou dor na região abdominal e sangue na urina.
De acordo com Vitor Moura, CEO da plataforma VidaClass Saúde, “datas simbólicas para conscientizar a população em relação a questões de saúde têm grande importância para popularizar os temas. Falar em ‘Abril Lilás’ proporciona uma entrada muito maior nos grupos sociais do que falar em câncer de testículo, por exemplo. A partir disso, as pessoas descobrem que determinados procedimentos são simples, que muitas formas de prevenção são plenamente acessíveis e que inserir certos cuidados em sua rotina pode ter uma importância enorme. Por isso, comunicar um tema tão importante para a sociedade sempre será uma boa ideia”.
Serviço : VidaClass saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.