06/04/2023 às 22h27min - Atualizada em 06/04/2023 às 22h27min
Leitor Escreve - 07/04/2023
Participe pelas redes sociais @gazetadepinheiros ou pelo email [email protected]
Obras melhoram trânsito e causam polêmica
Moradores da região, principalmente motoristas, elogiam e outras questionam obras na Rua Custódio de Oliveira, na Vila Suzana/Jardim Monte Kemel. Entidades fizeram campanha para pavimentação da via, que alivia o trânsito da Av. Giovanni Gronchi, Rua David Bem Gurion e faz ligação direta com o Portal do Morumbi, evitando congestionamentos e semáforos. Outra parcela da população está preocupada com os efeitos da intervenção feita, uma vez que a área estaria na proximidade do Córrego Charque Grande-Ibiraporã.
Elogios ao arquiteto Nadir Mazerani
“Nadir Mazerani, achei o seu artigo excelente. Você conseguiu organizar a região de forma espetacular. Como ficaria bom se estas suas ideias fossem implantadas, nossas casas iriam valorizar”. A.M.
Abandono na Avenida Valdemar Ferreira
“Abandono de obra embaixo do viaduto da Avenida Valdemar Ferreira X Avenida Lineu de Paula Machado (do Jockey). Faz mais de 40 dias que começaram as obras de recapeamento e atualmente não tem ninguém trabalhando. Trânsito ruim de ida e volta.E assim SP vai levando”. B.B.
Prefeitura responde
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, executa uma obra de manutenção da malha viária com pavimento rígido (piso de concreto) no Túnel Dr. Euclydes de Jesus Zerbini. O término da intervenção tem previsão de ser finalizado no fim de maio de 2023.
Prefeitura afirma adequação da drenagem
A Subprefeitura Butantã informa que realiza obra de pavimentação e adequação de drenagem de águas pluviais na Rua Custódio de Oliveira. A população local foi consultada e a via é uma rua aberta e existente. Sobre o Ministério Público (MP), a Subprefeitura esclareceu ao órgão haver uma divergência entre a rua questionada e a via em obras. A Rua Custódio de Oliveira passa pelas intervenções de pavimentação e drenagem, não havendo nenhuma abertura e ligação com a Rua Luís Ramos Figueira, tampouco com canalização de córrego.
Depoimento questiona ação
“A área é prevista para o Parque linear Charque Grande-Ibiraporã/PDE 2014, e as canalizações que efetuam no local estão em desacordo com recomendação técnica da SVMA devido ao perigo de aumento de enchentes. Há inquérito instaurado do MP. Moradores no entorno, entre outros (em particular as ruas Luís Ramos Figueira e Ibiraporã, situadas em talvegue do córrego), atuam fortemente em parcerias comunidade/poder público, desde 2005, a fim da preservação das águas, vegetação e fauna. Justamente o parque que não foi implantado, é alvo de inquérito e agora ação do MP. Tememos por todo o estrago ambiental que a referida obra pode causar, e também pelo aumento das enchentes que já têm acontecido, uma vez que a obra de drenagem ali efetuada é contrária recomendação técnica antiga e também recente da SVMA-Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Não temos conhecimento de qualquer estudo das mesmas, sobre o impacto ambiental que causarão no entorno”.