15/09/2022 às 23h58min - Atualizada em 15/09/2022 às 23h58min

​Comunidade protesta contra árvores plantadas irregularmente na Praça Pôr do Sol

Um dos locais mais procurados pela população de Pinheiros passou por uma intervenção não autorizada. A Praça Pôr do Sol, um dos espaços verdes mais frequentados da região, recebeu mudas de árvores que destoavam do projeto arbóreo do local. A Subprefeitura local afirma que a entidade responsável deverá remover as espécies.

Depoimentos comentam intervenção
“Nas últimas semanas notei que foram plantadas diversas mudas de árvores grandes no meio do gramado da praça. Ao meu ver, essas arvores quando adultas irão bloquear de forma definitiva a vista do por do sol da praça, que é seu maior atrativo. Além de ocupar o espaço que hoje é tão importante para as famílias que visitam o local.As árvores foram plantadas no meio do gramado e poderiam muito bem terem sido plantadas no entorno onde não prejudicaria a vista ou mesmo em bairros que necessitam de mais verde, que não é o caso do nosso bairro. As árvores foram plantadas por um projeto chamado MAWE (@acaomawe), pertencente a Sophia Nabuco. Não sei se essa moça teve autorização da subprefeitura (já entrei em contato com ela mas ainda não me respondeu), mas gostaria que houvesse algum tipo de discussão com a população, moradores e frequentadores sobre essa decisão que impactará, no futuro próximo, a vida de todos”, concluem os moradores usuários do local.

Entidade terá que remover
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que realizou uma vistoria na Praça Pôr do Sol e identificou algumas mudas plantadas que estão em desconformidade com os parâmetros técnicos sobre espécies arbóreas da administração municipal. As mudas plantadas são de um tamanho maior que o utilizado pela Prefeitura, além de que a subprefeitura local não foi comunicada do plantio.
A nova legislação, que entrou em vigência há poucos meses, Lei 17.794/2022, determina em seu Artigo 11º que os plantios em área pública feitos por particulares não precisam de autorização da municipalidade, entretanto, devem ser comunicados à administração local com antecedência. 
A Subprefeitura entrou em contato com a entidade responsável pelo plantio das mudas na Praça Pôr do Sol, que fará a remoção das espécies do local. A ONG que plantou a muda será responsável por sua retirada nas próximas duas semanas. A mesma pediu para a Subprefeitura Pinheiros indicar um novo local para o plantio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.