02/09/2022 às 00h48min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h48min

200 anos da Independência do Brasil

por Sueli Pacheco

Estamos próximos de completar os duzentos anos da Independência do Brasil.
Todos os anos o nosso país comemora o dia 7 de setembro com as frotas desfilando e a Esquadrilha da Fumaça, que faz exibições acrobáticas com aviões. É também um momento de manifestações em todo território nacional. No ano passado tivemos uma manifestação ordeira e democrática. Vamos aguardar uns festejos, onde o povo possa ir para as ruas para comemorar esse bicentenário da independência do Brasil.
A celebração do Dia da Independência do Brasil é de grande relevância, pois marca o fim da colonização que existia com Portugal. Foi o inicio de um novo período cultural e econômico para o país, que passou a ser uma nação autônoma.
Atualmente, vejo muitos brasileiros migrando para Portugal e com dupla cidadania. Penso que se o Brasil e Portugal ainda fossem um só país, como estaríamos vivendo... estaria melhor? Ou quem sabe pior? Não dá para saber, mas podemos tirar nossas conclusões. Poderíamos ter menor desigualdade social?
Não sei, mas se a nossa moeda fosse o euro, seria melhor? E se hoje pertencêssemos à União Europeia?
São dúvidas e questionamentos sem respostas, mas torço por um país cada vez melhor.
O Brasil tem muitas coisas boas e com uma economia respeitada, podemos melhorar em vários aspectos.
A independência, como vários outros fatores sempre beneficiam alguns e prejudicam outros. Um exemplo são os escravos que continuaram sem direitos após a independência.
Vamos comemorar e demonstrar o nosso amor à nossa Pátria nos duzentos anos da Independência do Brasil, como patriotas ordeiros e democráticos, afinal todos nós desejamos um Brasil melhor e isso depende de todos nós, governantes e população.     
Sueli Pacheco é pós-graduada: Neuropsicopedagogia e Marketing/MBA; Graduada: Turismo, Geografia e Pedagogia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.