12/08/2022 às 00h38min - Atualizada em 12/08/2022 às 00h38min

​Piscinão ‘Cedrolândia’ na Av. Francisco Morato e ‘Sharp’ precisam de maior manutenção

Quando chove demais os córregos enchem rapidamente e podem transbordar, provocando inundações nas áreas vizinhas. É para evitar isso que os ‘piscinões’ são construídos, para armazenar o excesso de água e, consequentemente, evitar enchentes. Na média contam com uma capacidade total de 5,3 milhões de m³.  No entanto, eles precisam estar sempre livres dos detritos e do lixo que costumam chegar junto com as águas e que podem reduzir sua capacidade de armazenamento.
Nas proximidades dos ‘Piscinões’ Cedrolândia (Av. Francisco Morato) e da ‘Sharp’ (Estrada do Campo Limpo), continuam as críticas sobre a falta de manutenção. Segundo moradores, apesar da limpeza feita rapidamente em julho pela Subprefeitura, a água acumulada no seu fundo, continua poluída e ‘esverdeada’, com a proliferação de algas e insetos. O trabalho emergencial, ficou incompleto, pois continuam exalando odor fétido por toda a região, o que exigiria uma atenção maior.

A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com o engenheiro Arilton Faria Alves, coordenador de projetos e obras da Subprefeitura do Butantã.
Gazeta de Pinheiros - Há novos depoimentos sobre o mau cheiro e acúmulo de sujeira no Piscinão ‘Cedrolândia’ no final da Avenida Francisco Morato, divisa de São Paulo com Taboão da Serra. Há planos para manutenção periódica?
Arilton Faria Alves - A manutenção está sendo realizada pela equipe da subprefeitura em caráter de urgência, visto que os contratos foram suspensos e segundo a Secretaria das Subprefeituras, serão licitados em breve. Recebemos uma dotação extra no mês de julho, e tentamos retomar os contratos de limpeza que venceram dia 4 de julho, que já estavam na excepcionalidade. Porém, como se trata de um serviço público indispensável para a população, o departamento jurídico está analisando, se durante o período das suspensões, estas datas podem ser acrescidas ao contrato. Se o parecer for positivo, a retomada será feita imediatamente.
GP - Qual é a periodicidade de limpeza do local?
AFA - Sempre que há acúmulo de água, a bomba é ligada e após isso a limpeza é feita.
GP - Há planos para manutenção maior do piscinão da Francisco Morato?
AFA - Sim, inclusive já existe um processo tramitando, para que seja refeito o piso de fundo do piscinão que está totalmente danificado.
GP - Como está o processo de PPP com os piscinões do município? O ‘Cedrolândia’ entrará neste modelo?
AFA - A Subprefeitura não tem nenhuma informação a respeito do processo PPP. Quem detém esta informação é a Secretaria das Subprefeituras, que até o momento não nos informou nada a respeito.
GP - O que fazer para manter os piscinões sempre limpos, sem água acumulada em seu interior?
AFA - O processo é sempre estar bombeando a água quando há o acúmulo da mesma e fazer a retirada do material que acumula no fundo com a decantação dos resíduos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.