11/08/2022 às 00h01min - Atualizada em 11/08/2022 às 00h01min

​São Paulo mais acolhedora e inclusiva para crianças de zero a seis anos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), realizou, em conjunto com a Secretaria de Governo Municipal (SGM), workshops para debater ideias para uma cidade mais acolhedora e inclusiva para crianças de 0 a 6 anos - conceito presente no Programa de Urbanismo Social do Município.
O painel teve como tema “Desenho seguro para crianças”. Ele teve como palestrantes Ramiro Levy (Cidade Ativa), Diogo Dias Lemos (Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global - BIGRS) e Ana Carolina Machado (Companhia de Engenharia de Tráfego - CET). Os conceitos e experiências sobre o assunto foram abordados pela organização social Cidade Ativa. Por sua vez, a CET tratou do Programa Rotas Escolares Seguras, que contempla intervenções urbanas no trajeto casa-escola com foco na proteção de crianças.

Territórios educadores
Já a WRI e a BIGRS compartilharam conhecimentos sobre Territórios Educadores, programa desenvolvido em parceria com a Prefeitura. No fim do evento, os palestrantes responderam perguntas recebidas pessoalmente e de forma online (Microsoft Teams e canal do Youtube da Primeira Infância).
Após a oficina, os técnicos (SMUL, SP Urbanismo, Secretaria de Governo e CET), junto às organizações da sociedade civil ali presentes, instituiram um Grupo de Trabalho para discutir o programa de Urbanismo Social do Município. Ele contempla os projetos Territórios CEU e Territórios Educadores, estes últimos criados em 2018 durante a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. É objetivo do programa o desenvolvimento de regiões de alta vulnerabilidade social, com elevado números de crianças de 0 a 6 anos e demais indicadores sociais (como acidentes de trânsito) por meio de políticas intersetoriais com gestão compartilhada.

Urbanismo Social
O Urbanismo Social é uma estratégia de intervenção urbana que tem como principal diretriz a definição em parceria com a população das melhorias a serem feitas. Cada projeto de intervenção é único e feito sob medida para cada território. As ações no âmbito do Urbanismo Social foram iniciadas com os Territórios CEU e Territórios Educadores. A diferença entre eles é o núcleo propagador das intervenções urbanísticas. Enquanto no primeiro caso as melhorias são feitas no entorno de um Centro de Educação Unificado (CEU), no segundo caso, é uma rede de escolas o ponto de partida das intervenções.
O Urbanismo Social integra uma ação intersecretarial na Prefeitura de São Paulo e está sob a coordenação da SMUL. As secretarias de Governo (SGM), Educação (SME), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Habitação (SEHAB), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Mobilidade e Trânsito (SMT) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) também fazem parte da iniciativa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.