04/08/2022 às 23h54min - Atualizada em 04/08/2022 às 23h54min

​É tempo de escorpiões. Cuidado!

No Brasil, duas espécies de escorpiões são mais comuns: a Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e a Tityus bahiensis (escorpião marrom). O amarelo é a que mais preocupa em termos de saúde pública. O cuidado e a atenção da população como os ataques destes aracnídeos devem ser redobrados.
As estatísticas mostram, que os idosos e as crianças são os mais predispostos a riscos fatais com a picada do animal. O escorpião alimenta-se de baratas e aranhas, podendo sobreviver sem alimentação por um tempo prolongado.

Moradores locais dão depoimentos e pedem alerta
“Pego dentro de casa por um morador na Av. Valdemar Roberto perto do ‘sacolão’. Obra parada da Prefeitura com muito mato e rio sujo.” E.B.

“Aqui no condomínio residencial Sapê aparece direto. Moro em casa e já apareceu umas 5 vezes,  mas depois que minha mãe colocou proteção debaixo das portas , janelas e ralos nunca mais presenciamos.” M.M.

“Deve ter madeira e tijolos úmidos é onde eles ficam, também madeira entulhada eles acostumam.” O.S.

“Super comum. Onde tem barata, provavelmente tem escorpião, pois as condições do ambiente para a manutenção dessas duas espécies são muito parecidas, além do quê, escorpiões predam baratas. A pergunta é: onde não há baratas?” A.S.

“Então é falta de higiene dos governantes que não olham para os mais necessitados.” H.I.

Escorpiões
O escorpião (Tityus serrulatus) é o animal peçonhento que mais mata no Brasil. Uma ferroada pode ser fatal e provocar ataque cardíaco e edema pulmonar, sobretudo em idosos e crianças.
As melhores maneiras para evitar ataques são manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulho, folhas secas e lixo doméstico; manter a grama aparada; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; e usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.
Em casos de acidentes por qualquer animal peçonhento, como é o caso do escorpião, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para receber o tratamento o mais rápido possível.

Procure o serviço de saúde mais próximo
A Secretaria de Estado da Saúde reforça a orientação à população para que em casos de acidentes por animais peçonhentos, procure o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível.  Além disso, outras medidas podem auxiliar como procurar higienizar o local com água e sabão e aplicar de compressa morna.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.